19 maio 2014

Indústria de cimento do Brasil tem baixo impacto

6º Congresso Brasileiro de Cimento aborda temas como sustentabilidade e inovação. Foto: Divulgação

6º Congresso Brasileiro de Cimento aborda temas como sustentabilidade e inovação. Foto: Divulgação

O 6º Congresso Brasileiro de Cimento começa nesta segunda-feira, dia 19, em São Paulo. O Brasil é o quarto maior consumidor de cimento do mundo. O professor da Universidade de São Paulo (USP) e diretor de Tecnologia da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Yushiro Kihara, vai falar da relação entre o desenvolvimento do país e a sustentabilidade da indústria de cimento. Também vai tratar de temas como a matriz energética da indústria; cimento e mudanças climáticas; pilares da sustentabilidade da indústria de cimento; o uso dos fornos de cimento para destruição térmica de pneus e passivos ambientais (coprocessamento) e os desafios da indústria de cimento para os próximos anos.

O país atravessa um ciclo de crescimento, iniciado a partir de 2004, e conta com 87 plantas industriais cimenteiras, controladas por 17 grupos industriais. Essas plantas têm capacidade instalada de 86 milhões de toneladas/ano e produziram 70 milhões de toneladas em 2013. Apesar da evolução, o Brasil é um país cujo consumo per capita de cimento (350 kg/hab) ainda está abaixo da média mundial (550 kg/hab). Parte desse número está diretamente ligado aos investimentos em infraestrutura.

Por outro lado, os investimentos em novas fábricas e em novas tecnologias deram ao Brasil um parque industrial moderno e apropriado para que o desenvolvimento do país esteja adequado ao desenvolvimento sustentável do planeta. O resultado é um cimento fabricado com menor impacto ambiental e melhor aproveitamento de recursos não renováveis.

Mais de um milhão de toneladas de resíduos por ano são coprocessadas pela indústria do cimento no Brasil, representando cerca de 9% da matriz de combustíveis. Mas o setor possui um potencial de destruição de aproximadamente 2,5 milhões de toneladas, o que representa uma alternativa significativa para as emissões de CO2.

O evento contará também com apresentações sobre inovação, o desempenho em emissões de CO2 e consumos de energia, a estratégia europeia para eficiência de recursos o panorama da indústria norte americana de cimento e sobre a cogeração de energia elétrica pela indústria de cimento.

The post Indústria de cimento do Brasil tem baixo impacto appeared first on Economia SC.

Via: Noticias