27 maio 2014

SAE Brasil discute simulação numérica em Joinville

GMdoBrazil-JoinvilleSC06-medium

Encontro visa especialização da mão de obra para o setor de simulação automotiva. Foto: Divulgação

De acordo com Douglas Nakano, chairperson do simpósio, com o crescimento do setor de simulação numérica a necessidade de profissionais é crescente nas empresas. O tema é de alta complexidade científica e demanda conhecimentos de engenharia, matemática, computação, entre outros. O objetivo é fomentar discussões sobre as demandas do setor.

Segundo Nakano, o mercado de simulação se consolidou. Atualmente, não há como fabricar um carro sem simulação. “A simulação reduz custos e mostra o comportamento do objeto na vida real”, comenta.

O crescimento das demandas da indústria tornou a simulação indispensável para a otimização do tempo de desenvolvimento. “A simulação já está consolidada nas grandes indústria, porém as médias e pequenas empresas ainda não utilizam essas ferramentas”, explica Nakano.

O simpósio também tratará da formação de mão de obra na simulação automotiva. Segundo Nakano, há uma carência muito grande de profissionais. “É muito difícil encontrar engenheiros bem capacitados para atuar na área”, enfatiza. O profissional precisa ter conhecimento apurado de matemática, física, informática e engenharia do produto. “Se não bastasse, é muito complicado retermos talentos, em razão da elevada procura”, analisa.

O intuito da SAE Brasil é o crescimento da indústria e também o incentivo à participação de estudantes de engenharia e profissionais recém-formados em seus simpósios. “Queremos ser uma importante fonte de conhecimento e aprimoramento profissional e ajudar a fomentar o crescimento da nossa indústria”, avalia o chairperson.

“Com esse encontro daremos estaque ao cenário nacional, networking entre profissionais, apresentação de novas ferramentas e softwares de simulação, participação de grandes empresas do setor e troca de conhecimento”, diz Nakano.

The post SAE Brasil discute simulação numérica em Joinville appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br