02 jun 2014

Empresa catarinense presente nas obras para Copa

tubos tuper

Tuper forneceu tubos estruturais para obras em 9 estádios e 7 aeroportos. Foto: Divulgação

Em ano de Copa do Mundo, a Tuper – uma das maiores processadoras de aço do Brasil – está batendo um bolão. A empresa, com sede em São Bento do Sul, forneceu tubos estruturais em aço carbono e tubos de condução pretos e galvanizados para a construção, reforma e ampliação de nove estádios de futebol e sete aeroportos no país, garantindo sua vaga entre os titulares da seleção brasileira de fornecedores para as obras de infraestrutura do Mundial.

Atendendo às especificações de cada projeto, a Tuper produz tubos redondos (15,87 a 339,70mm), quadrados (20×20 a 260x260mm) e retangulares (12×40 a 200x350mm) com espessuras até 16,00mm em comprimentos que podem ser fornecidos de acordo com o projeto.

“Nossos tubos estruturais, dependendo da aplicação, podem substituir perfeitamente os materiais convencionais utilizados na construção metálica, garantindo beleza e resistência”, explica o diretor de Unidade de Negócio da Tuper, James Mauro, lembrando que a empresa tem soluções completas em aço para a construção civil, do início ao fim da obra.

Além de permitir a redução no peso das estruturas, os tubos de aço da Tuper oferecem qualidade estética às edificações e resultados finais mais significativos em preço e volume de material. Com produtos altamente competitivos, a companhia volta seus olhos agora a outros grandes empreendimentos e projetos para as Olimpíadas 2016, como a Transcarioca, uma via expressa de 39 quilômetros que vai passar por 14 bairros do Rio de Janeiro e ligar a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim.

No final do ano passado, a Tuper também firmou um convênio com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para o desenvolvimento de pesquisas focadas em novas tecnologias na linha de estruturas metálicas tubulares. O objetivo é ampliar cada vez mais a participação da empresa em projetos de infraestrutura no país.

Sete aeroportos do país contam com tecnologia e soluções Tuper em suas obras de reforma ou ampliação: Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos; Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP); Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília; Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Natal (RN); Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro; Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia (GO); e Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba (PR).

Nesta fase, as obras ampliarão a capacidade de atendimento aos passageiros que vão circular pelo país durante a Copa do Mundo e as Olimpíadas, habilitando também os terminais para demandas futuras. Em Viracopos, por exemplo, há investimentos previstos para os próximos anos – um total de R$ 9,5 bilhões ao longo de três décadas de concessão. Já em Guarulhos, a capacidade atual de 35 milhões de passageiros por ano passará para mais 12 milhões de pessoas/ano com o novo terminal.

Palco da abertura da Copa do Mundo no dia 12 de junho, o Itaquerão, na zona Leste de São Paulo, é um dos estádios a contar com a tecnologia e a marca Tuper, assim como o Maracanã, no Rio de Janeiro – local escolhido para sediar a final do campeonato mundial de futebol. Juntos, os dois estádios terão capacidade para acomodar mais de 146 mil pessoas.

A lista de estádios para os quais a Tuper forneceu tubos de aço estruturais inclui ainda o Castelão, em Fortaleza (CE); a Arena Pantanal, em Cuiabá (MT); a Arena das Dunas, em Natal (RN); o Mineirão, em Belo Horizonte (MG); o Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF); a Arena Fonte Nova, em Salvador (BA) e a Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS), esta última um centro de treinamento de seleções.

Com mais de 40 anos de atuação e capacidade produtiva de 480 mil toneladas/ano, a Tuper é a quarta maior processadora de aço do Brasil (INDA). Instalada em Santa Catarina, tem sede em São Bento do Sul e unidades produtivas neste município e em Xanxerê, totalizando área industrial de 117,8 mil metros quadrados.

As amplas e modernas linhas de produção da Tuper produzem uma variada gama de produtos, comercializados por oito unidades de negócios, com destaque para os segmentos Automotivo, Construção Civil, Óleo e Gás e Industrial.

Graças ao alto padrão de qualidade e excelência de suas soluções, a empresa tem participado de importantes projetos para o desenvolvimento do país, incluindo fornecimento de tubos em aço carbono com selo API utilizados na exploração, produção e condução de petróleo e gás.

A Tuper emprega 2,6 mil profissionais e vem apresentando crescimento médio de 22% ao ano há mais de uma década. Em 2013, faturou R$ 1,565 bilhão.

The post Empresa catarinense presente nas obras para Copa appeared first on Economia SC.