30 maio 2014

Cooperativas energia atualizam sistema de gestão

energia

Solução escolhida por cinco cooperativas de distribuição do Rio Grande do Sul, incorpora conceitos das smart grids. Foto: Divulgação

As cinco cooperativas distribuidoras de energia, Coprel, Certel, Certaja, Creluz e Cermissões, no Sul do país, escolheram a solução inGRID desenvolvida pela Indra, para atualizar seus sistemas de gestão de distribuição de energia. Juntas, estas cooperativas fornecem serviços para mais de 200 municípios no estado do Rio Grande do Sul. A adoção desta solução aproxima as empresas do conceito das smart grids, que prevê um modelo mais moderno de controle e exploração da rede de distribuição elétrica.

O projeto contempla a implementação do inGRID, solução global da Indra desenvolvida no Brasil a partir do Centro de Excelência para Tecnologias Energéticas, localizado em Campinas, interior de São Paulo. O inGRID dá suporte aos processos de operação da rede (detecção de incidências, gestão de manobras e programação de ocorrências), bem como a gestão de avisos de clientes e mobilidade para execução das ordens de campo.

Um dos módulos do inGRID que será implementado nas distribuidoras é o inDMS (Distribution Management System), que incorpora o conceito das smart grids, que entre outras características, tem maior capacidade para gerenciar o volume de dados e trabalha com um modelo bilateral de comunicação com o consumidor por meio de medidores inteligentes.

Outro módulo implementado nas cinco distribuidoras é o iWFM (Workforce Management), que contempla uma solução de gestão de ordens de serviço completamente integrada com os sistemas corporativos do cliente. Sua aplicação contribui para um gerenciamento otimizado dos trabalhos de campo, uma vez que incorpora os conceitos de mobilidade (via tablets e/ou smatphones) para execução de cortes, religações, novas ligações e execução de reparos emergências, entre outros, melhorando a produtividade de toda a equipe, ou seja, mais atendimentos realizados por dia.

Além dos módulos em implantação nestes clientes, o inGRID também apoia as empresas no controle de quanto e onde a energia distribuída está sendo consumida e com isso ajuda a diminuir os níveis de perdas técnicas e comerciais, que juntas podem ultrapassar os 20% da energia distribuída. Outra característica da solução é contribuir para o aumento da eficiência energética, uma vez que dispõe de ferramentas de análise apoiada em algoritmos de cálculos elétricos próprios, que permitem a otimização da rede elétrica no planejamento de longo prazo e no desenho de projetos.

A Indra trabalha no desenvolvimento de novas tecnologias e soluções no campo da eficiência energética e da sustentabilidade, tanto nas áreas de geração, transmissão e distribuição, como o consumo industrial, residencial e de transporte. A companhia conta atualmente com diversos projetos sobre novas infraestruturas inteligentes (Smart Grids) que asseguram um desenvolvimento sustentável, seguro e econômico.

Mercado energético

A Indra é parceira tecnológica da Coprel, Certel, Certaja, Creluz e Cermissões há mais de 15 anos, colaborando constantemente com a modernização de seus sistemas de distribuição. O novo contrato com estas cooperativas reforça o posicionamento da Indra no setor energético brasileiro, no qual mais de 40 empresas de energia adotaram suas soluções tecnológicas. A multinacional fechou recentemente importantes contratos no setor, entre eles a implantação da nova plataforma de gestão empresarial da CEB Distribuição e o gerenciamento dos processos tecnológicos da AES Sul. Além disso, é parceira tecnológica da Petrobras há mais de seis anos, onde mantém diversos projetos de desenvolvimento e gestão de TI em várias companhias do grupo.

A Indra dedica-se há mais de 20 anos ao desenvolvimento de soluções para o setor e possui em Campinas um de seus nove centros para o desenvolvimento de tecnologias energéticas, que são exportadas para diversos países de todo o mundo. Em suas instalações foi desenvolvido o Ingrid – Indra Smartgrids – solução de vanguarda que permite às companhias do setor de energia gerenciar de forma inteligente, eficaz e ambientalmente sustentável a operação e manutenção de suas redes de distribuição.

Sobre a Indra

A Indra está presente no Brasil desde 1996 e é uma das principais companhias de consultoria e tecnologia do país. Conta atualmente com uma equipe de mais de 7.500 profissionais, 5 Software Labs e está presente em 14 Estados. A multinacional possui uma oferta diferenciada de soluções e serviços de alto valor agregado que atendem os setores financeiro, energia e utilities, telecomunicações, administração pública e saúde, indústria, transporte e tráfego e segurança e defesa.

Indra, presidida por Javier Monzón, é uma das principais multinacionais de consultoria e tecnologia, líder na Europa e América Latina, e em plena expansão em outras regiões de economias emergentes. A inovação é a base de seu negócio, altamente focado no cliente, e de sua sustentabilidade. A multinacional é uma das principais companhias européias de seu setor por investimentos em P&D, com mais de 570 M€ investidos nos últimos três anos. Com vendas de aproximadamente 3.000 M€, conta com 42.000 profissionais e com clientes em 138 países.

The post Cooperativas energia atualizam sistema de gestão appeared first on Economia SC.