21 maio 2014

Cativa Têxtil contrata 42 funcionários haitianos

haitianos empresa cativa textil

Imigrantes trabalham na indústria em Pomerode desde a segunda semana de maio. Foto: Daniele Peiker/Divulgação

A Cativa Têxtil, empresa com sede em Pomerode (SC), dá oportunidade de recomeço para 42 haitianos. Os trabalhos começaram na segunda semana de maio, mesma semana em que chegaram à cidade.

São homens com idades entre 18 e 30 anos que tiveram de sair do Haiti depois que o país – situado na América Central e que já sofria com uma Guerra Civil – foi devastado por um terremoto em 2010. Hoje, milhares de pessoas esperam por uma chance de emprego nas indústrias brasileiras. Um acordo entre o Brasil e o Haiti foi assinado em 2012 para controlar a imigração irregular.

Os novos colaboradores serão incorporados aos cerca de 780 funcionários da planta de Pomerode e trabalham na área industrial, sendo contratados com os mesmos direitos dos trabalhadores brasileiros.

Um galpão no Centro da cidade foi reformado e serve de moradia aos haitianos pelo período de seis meses. O espaço tem quartos, sala, banheiros e cozinha. Os novos colaboradores fazem as principais refeições na empresa e a Cativa vai oferecer durante os dois primeiros meses alimentação para ser consumida no alojamento. O transporte para a chegada ao trabalho e a volta para casa também será custeado pela Cativa.

Durante os primeiros dias de trabalho, a Cativa teve uma pessoa trabalhando internamente para dar auxílio na comunicação e integração entre haitianos e brasileiros.

The post Cativa Têxtil contrata 42 funcionários haitianos appeared first on Economia SC.