21 maio 2014

Catarinenses vão gastar mais com dia dos namorados

Gasto médio dos catarinenses na data especial neste ano deve ser de R$ 171,70. Foto: Divulgação

O gasto dos catarinenses com o Dia dos Namorados neste ano deve ser R$ 171,7. No ano passado, o valor foi de R$ 151,19. Os dados são de pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL/SC). As mulheres (58%) são a maioria na disposição em presentear o namorado.

Itajaí, neste ano, é a cidade com a maior expectativa de compras por consumidor (R$ 224,13), seguida de Criciúma (R$ 187,68) e Florianópolis ( R$ 175,76).

O crescimento nominal da expectativa de gasto médio no Estado é de 3,6%, acima da inflação do período (6,2% segundo o IPCA do IBGE), trazendo um crescimento real de 7,4%.

Pagamento será à vista

Como no ano passado, a forma de pagamento que vai prevalecer no próximo Dia dos Namorados é o dinheiro, com 65,7% dos entrevistados declarando preferir quitar a compra à vista.O cartão de crédito parcelado ficou com a segunda posição, com 12,4% de preferência para o pagamento.Mesmo com boa intenção de ir às ruas gastar com presentes, 63,1% dos catarinenses disseram que irão realizar pesquisa de preço antes de bater o martelo na hora da compra.

Local de compra e tipo do presente

O comércio de rua, como em 2013, vai ser a opção da maioria dos catarinenses (62,4%) para as compras de Dia dos Namorados, seguido pelos Shoppings Centers (30,8%). Entre as opções de presentes lideram as roupas (45,4%), perfumes (18,7%), calçados e bolsas (10%).

The post Catarinenses vão gastar mais com dia dos namorados appeared first on Economia SC.