30 maio 2014

Treinando lideranças

GEDSC DIGITAL CAMERA

Por Carlos Alberto Serpa

Ter foco é essencial. Mas é preciso saber em qual direção devemos focar. Se pensarmos em uma sala iluminada com uma lâmpada incandescente, por exemplo, veremos que ela gasta mais energia para iluminar diferentes direções. Por outro lado, um chaverinho com luz laser concentra toda a energia em uma única direção, o que não deixa nenhuma dúvida onde é o foco. Porém, a grande pergunta é como ter mais foco se vivemos em um turbilhão de tarefas no dia a dia? Pesquisas mostram que organizações que vencem em tempos desafiantes têm metas simples repetidamente revisadas, aliadas a alvos claramente definidos e forte acompanhamento, incluindo mensuração dos resultados. Se os líderes conduzirem por esses mesmos princípios, vão elevar dramaticamente suas chances de conseguir resultados previsíveis, mesmo em ambientes de transformação.

Empresários, líderes e gestores estão investindo cada vez mais na consultoria de coaching empresarial. O coaching (do inglês, treinamento ou instrução) já faz parte do vocabulário quando o assunto é aprimoramento e desenvolvimento de habilidades e competências profissionais. A metodologia é aplicada na formação e capacitação das equipes, com o objetivo de gerar mudanças de comportamentos, aumentar a motivação, para alcançar o alto desempenho e resultados satisfatórios em um curto prazo de tempo.

Ao conduzir um dos Programa de Coaching Estratégico e liderança, assustei-me quando perguntei ao presidente da organização qual era a estratégia da empresa. A resposta dele foi “a tendência é atuarmos de tal forma…”. Como o processo de coaching é aumentar o entendimento e esclarecer as estratégias,questionei sobre o termo “tendência”. Perguntei como cada um dos executivos iria dizer aos seus subordinados que “a tendência é…”. Mesmo em uma organização que lida com moda, “tendência” já é a coleção que foi definida pelos estilistas. Portanto, deixar as coisas vagas, sem foco, acaba repercutindo em toda organização.

O líder pode ter uma boa estratégia, mas sem um bom sistema de execução, sua estratégia fracassará. Um líder forte foca nos indicadores operacionais de direção. Ele ajuda a equipe a isolar três ou quatro ações chave, que ele possa controlar e que tenham mais probabilidade de produzir os resultados desejados. Então acompanha essas ações consistentemente. Em outras palavras, o coaching vai levar os líderes da organização a focar não apenas em indicadores e resultados que olham para o passado, mas manter o foco em indicadores operacionais de direção. Ou seja, olhar para o futuro e com estratégia.

Carlos Alberto Serpa é Mentor em liderança do Instituto Liderare e morador de Florianópolis

The post Treinando lideranças appeared first on Economia SC.