24 out 2014

Tractebel Energia registra lucro de R$ 538 milhões

Receita líquida de vendas da Tractebel alcançou R$ 1,737 bilhão, percentual 23% maior. Foto: Plínio Bordin / Divulgação

A Tractebel Energia apresentou lucro líquido de R$ 538 milhões no terceiro trimestre deste ano. O valor é 34% superior ao do mesmo período do ano passado, que alcançou R$ 402 milhões. Com esse resultado, a empresa mostrou recuperação no seu desempenho anual, o que pode ser demonstrado pelo fato de o trimestre ser responsável por 60% do lucro líquido acumulado no ano.

O EBITDA, indicador de performance operacional, atingiu R$ 1,015 bilhão, ou seja, uma elevação de 26% no período, se comparado ao terceiro trimestre de 2013. A margem EBITDA no 3T14 foi de 58,5%, incremento de 1,5 p.p. em relação aos 57,0% do 3T13. Já a receita líquida de vendas alcançou R$ 1,737 bilhão, 23% maior, reflexo da elevação do preço médio líquido de venda, do incremento do volume de energia vendida, da maior receita decorrente das transações realizadas no mercado de curto prazo, e do reconhecimento dos direitos relativos à recomposição de receita na câmara de comercialização setorial, a CCEE.

“Diferentemente de 2013, a estratégia de sazonalização de 2014 favoreceu a segunda metade do ano, e o resultado do terceiro trimestre é uma forte sinalização disso”, diz o diretor presidente da Tractebel, Manoel Zaroni Torres. Porém, ele lembra as dificuldades enfrentadas pelos agentes do setor elétrico no ano, em especial pelos geradores hidrelétricos. “Ainda aguardamos os números oficiais, mas o nível de geração hidrelétrica do País deve ficar em torno de 14% aquém dos compromissos contratuais no terceiro trimestre, e próximo a 8% no ano. Como todo esse déficit tem que ser adquirido no mercado de curto prazo, onde os preços têm sido de quatro a cinco vezes maiores do que os preços médios de venda, as hidrelétricas estão vendo suas margens severamente comprimidas. E, no caso da Tractebel Energia, 80% da capacidade instalada vêm das hidrelétricas”, observa.

A quantidade de energia vendida no terceiro trimestre deste ano foi de 4.208 MW médios, mostrando um crescimento de 6%, em comparação ao mesmo período do ano passado. Esse incremento foi em função, principalmente, da combinação da elevação do volume de compras para revenda, do início de operação do Complexo Eólico Trairi, no Ceará, e da aquisição da Usina Termelétrica Ferrari, no estado de São Paulo.

Em agosto entrou em operação comercial a Usina Solar Cidade Azul, no sul de Santa Catarina, com 3MWp, elevando a capacidade instalada total da Tractebel Energia para 7.027,2 MW. Hoje a empresa conta com 27 usinas, sendo nove hidrelétricas, cinco termelétricas e 13 complementares – biomassa, pequenas centrais hidrelétricas, eólicas e solar. Destas usinas, 23 pertencem integralmente à Tractebel e quatro são exploradas por consórcio.

O Conselho de Administração da Companhia aprovou, em reunião realizada em 24 de outubro, o crédito de juros sobre o capital próprio referente ao período de 1o de janeiro a 31 de dezembro de 2014, no montante de R$ 223,0 milhões (R$ 0,3416356453 por ação). As ações da Companhia serão negociadas ex-juros sobre o capital próprio a partir de 26 de novembro de 2014.

The post Tractebel Energia registra lucro de R$ 538 milhões appeared first on Economia SC.