03 jun 2014

Solenidade e debate abrem Exposuper 2014

Estiveram no evento o governador Colombo e presidentes da Acats, Abras e Fiesc. Foto: Heraldo Carnieri/ Divulgação

Uma solenidade e um debate sobre o varejo supermercadista abriram a 27ª Edição da ExpoSuper – Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados e Convenção Catarinense de Supermercadistas, na noite de segunda-feira, dia 2, no Complexo Expoville, em Joinville. O presidente da Abras, Fernando Yamada, recebeu a comenda de Mérito Supermercadista de Santa Catarina e o título de sócio honorário da Associação Catarinense de Supermercados (Acats).

Fizeram parte do evento o presidente da Acats, Atanázio dos Santos Netto; o governador Raimundo Colombo; o prefeito de Joinville, Udo Dohler; o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Fernando Yamada; o Secretário da Agricultura, Abastecimento e Pesca, Airton Spiers; o Presidente da Fiesc, Glauco Corte; parlamentares; representantes da Acij; Fecomércio-SC; BRDE, Ministério da Agricultura e de outras instituições.

“É um evento que reúne mais de 2 mil supermercadistas, comerciantes do varejo, principalmente pequenas empresas e marcas catarinenses, para construir uma relação de integração, fortalecimento da economia, geração de emprego e desenvolvimento do nosso Estado”, disse o governador.

O presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, destacou que a competitividade das empresas, tanto em âmbito nacional quanto internacional, precisa ser uma agenda compartilhada. “O caminho para a indústria e o varejo é comum. Nossos segmentos terão perspectivas tão mais promissoras quanto mais nos integrarmos. É a cooperação que deve definir nossa atuação”, resumiu Côrte.

Côrte analisou o crescimento da participação do setor de serviços na formação do valor adicionado de diversas economias mundiais, inclusive no Brasil, onde passou de 53% em 1990 para 68% em 2012. Já em Santa Catarina, onde a indústria segue com participação na economia bastante acima da média nacional, os serviços representavam 58% em 2012. Na Alemanha os serviços representavam 62% do valor adicionado em 1990 e também ganharam participação. Mas o crescimento foi menos acelerado do que no Brasil, e chegou a 67% em 2012.

Já o presidente da Abras, Fernando Yamada, traçou um perfil do segmento supermercadista brasileiro ue projeta ultrapassar R$ 300 bilhões em faturamento no ano de 2014. Yamada enumerou as principais teses do Plano Abras Maior, uma agenda de relacionamento com órgãos governamentais que tem objetivo de destravar gargalos que impedem o crescimento do setor.

Ao encerrar o painel, o governador Raimundo Colombo enalteceu os avanços do segmento supermercadista catarinense, após observar que o desempenho econômico é superior ao da média nacional até este primeiro quadrimestre de 2014. “os números de Santa Catarina nos dão orgulho, assim como outros indicadores em várias frentes de desempenho social e econômico. Santa Catarina é um modelo vitorioso de Estado e devemos lutar para preservá-lo”, destacou.

The post Solenidade e debate abrem Exposuper 2014 appeared first on Economia SC.