03 jun 2014

Feira do Empreendedor terá copos reutilizáveis

copo reutilizavel

Evento do Sebrae/SC terá ação para evitar o uso de copos descartáveis. Foto: Divulgação

Empresários e visitantes da Feira do Empreendedor 2014 estarão juntos na missão por um evento com menos lixo. Isso porque, esse ano, a Feira do Empreendedor terá copos reutilizáveis e nenhum copo descartável. O Sebrae/SC fechou parceria com a empresa catarinense Meucopo Eco, que disponibilizará todos os copos do evento. Por meio de um sistema de caução, o visitante pagará R$ 3,00 no seu Eco copo e ficará com ele durante a estadia na feira. Se não quiser levar para casa, o visitante devolve o copo, e recebe seu dinheiro de volta.

“A ideia da ação surgiu para evitarmos o desperdício de plástico durante a feira. Nos informamos sobre o processo de reciclagem dos copos descartáveis e descobrimos que economicamente, é inviável. Com essa ação vamos evitar que milhares de copos cheguem ao aterro sanitário”. explica a Gestora da Feira do Empreendedor 2014, Josiane Minuzzi.

Estudos comprovam que um copo descartável leva em média 200 anos para se decompor. “Ações como essa já existem há anos na Europa. Na copa do mundo da Alemanha, por exemplo, não existiam copos descartáveis, só retornáveis. No Brasil essa iniciativa chegou com o Meucopo Eco, há dois anos”, explica uma das proprietárias da empresa, Larissa Kroeff.

Durante a Feira do Empreendedor o visitante terá o direito de trocar o seu copo por outro limpo quantas vezes quiser. “Teremos na feira o equipamento que faz a higienização dos copos em uma temperatura de 95 graus, suficiente para matar todos os tipos de bactérias, vírus e fungos”, afirma Larissa.

A Escola Adotiva Costeira do Pirajubaé também é parceira na ação. “A escola vai disponibilizar uma equipe de pais e mestres para comercializar os copos. A cada unidade vendida, eles lucram uma porcentagem do valor total, que será utilizado para os projetos sociais da escola, por isso estamos incentivando todos os visitantes a participar da campanha”, explica Josiane.

A Feira do Empreendedor é considerada um dos maiores eventos de empreendedorismo do país e esse ano será entre os dias 17 e 20 de julho, no CentroSul, em Florianópolis.

The post Feira do Empreendedor terá copos reutilizáveis appeared first on Economia SC.