03 fev 2015

Reajuste da gasolina tende a impactar a inflação

gráfico alta 2

Economista diz que é importante que as famílias administrem com cuidado os gastos domésticos em 2015, pois os preços, em geral, subirão. Foto: Divulgação

Com a mudança nas alíquotas do PIS e da Cofins o preço da gasolina aumentou. O decreto do governo federal estabeleceu que o preço da gasolina aumentasse R$ 0,22 por litro, além de R$ 0,15 para o diesel. O decreto entrou em vigor no último domingo, dia 1º. Segundo Pedro Raffy Vartanian, professor de Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o aumento impacta diretamente a inflação.

Vartanian ressalta que é importante que as famílias administrem com cuidado os gastos domésticos em 2015, pois os preços, em geral, subirão. “Os preços dos combustíveis são repassados para uma série de bens e serviços, pois afeta diretamente o custo de transporte”.

Como alternativa para a alta dos preços, algumas pessoas tendem a optar pelo uso do etanol (álcool). Questionado sobre a iniciativa, o economista analisa as variáveis: como o etanol é considerado um “bem substituto” para a gasolina, e os consumidores de carros flex podem optar por um dos dois na hora de abastecer, é provável que a demanda aumente e consequentemente o preço também. “Vale a seguinte regra: se o preço da gasolina multiplicado por 0,7 for superior ao preço do álcool, então opte pelo álcool”, explica. O economista ainda ressalta que em relação a outros países, os preços da gasolina não apresentam queda, pois no Brasil eles ficaram “represados”, ou seja, não foram reajustados em períodos anteriores.

Vartanian é professor de economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segunda a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

The post Reajuste da gasolina tende a impactar a inflação appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br