24 out 2014

Lucratividade da Natura cresce 7,2% no trimestre

Receita líquida consolidada no período foi de R$ 1.867 bilhão, um crescimento de 5% em comparação com o terceiro trimestre de 2013. Foto: Divulgação

A Natura, multinacional brasileira de cosméticos e produtos de higiene pessoal e beleza, encerrou o terceiro trimestre deste ano com avanço de 7,2% no EBITDA (sigla em inglês para lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização), que somou R$ 427 milhões. A receita líquida consolidada no período foi de R$ 1.867 bilhão, um crescimento de 5% em comparação com o terceiro trimestre de 2013, e o lucro líquido totalizou R$ 215 milhões.

No Brasil, se comparado com o terceiro trimestre de 2013, a companhia registrou aumento de 2,7% na receita e de 5,4% no EBITDA. Os avanços refletem o programa de eficiência logística implantado nos últimos anos, a melhora da margem bruta, além de outras iniciativas que impactam a produtividade.

Mesmo diante de um cenário concorrencial sempre mais desafiador no país, a Natura ressalta a confiança na execução de sua estratégia de médio prazo. Exemplo disso é a sequência do programa de expansão da Rede Natura – plataforma digital que permite às CNs (consultoras Natura) comercializar os produtos da marca também na internet – que, após chegar a todo o Estado de São Paulo no mês de julho, já está disponível desde o início de outubro em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

Merece destaque a estratégia de lançamentos, especialmente nos segmentos de perfumaria (#Urbano) e desodorantes (ecocompacto). “Para os próximos meses, seguimos confiantes que essas iniciativas, alavancadas pelos investimentos competitivos em marketing, serão relevantes para a recuperação de nossas taxas de crescimento”, ressalta Roberto Pedote, vice-presidente de Finanças e Relações Institucionais da Natura.

As operações internacionais mantêm o ritmo acelerado de expansão e representaram no período 19,3% da receita consolidada da Natura (17,4% no terceiro trimestre de 2013). No trimestre, a receita líquida das OIs cresceu 31% em moeda local. Em reais, o aumento foi de 16,2%, variação ocasionada, principalmente, pela desvalorização das moedas argentina e chilena frente ao Real. Com 1,73 milhão de Consultoras Natura no trimestre, as Operações Internacionais alcançaram a marca de 400 mil CNs.

A marca australiana Aesop, adquirida em março de 2013, também manteve o nível de crescimento dos últimos trimestres. Hoje já são 94 lojas em 12 países – eram 73 no mesmo período do ano anterior.

Outra importante evolução do período foi o ingresso da Natura no Índice Dow Jones de Sustentabilidade 2014 (DJSI), que reúne as empresas com maior valor de mercado reconhecidas também por suas práticas socioambientais e de governança. A presença no índice reforça o posicionamento assumido pela Natura, que prioriza o desenvolvimento de negócios mais sustentáveis e que gerem valor a toda a sociedade.

Novo CEO

Roberto Oliveira de Lima é graduado em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas, pós-graduado em administração contábil e financeira pela mesma instituição e em planejamento estratégico pelo Institut Superieur des Affaires na França. De 1999 a 2005 foi Chairman e CEO do grupo Credicard. Em 2005 assumiu a presidência da Vivo, maior empresa de telecomunicações do Brasil, função que exerceu até junho de 2011. É membro do conselho de administração de empresas no Brasil e no exterior. Foi conselheiro de administração da Natura de 2012 a 2014.

The post Lucratividade da Natura cresce 7,2% no trimestre appeared first on Economia SC.