11 jul 2014

Empresas devem apostar na inteligência emocional

coach

Juci Nones diz que lidar com os outros é uma habilidade imprescindível na gestão. Foto: Divulgação

Produtividade e obtenção de resultados com menos esforço são temas recorrentes em qualquer reunião entre empresários, lideranças e trabalhadores. São questões importantes, no entanto, não são as únicas que merecem atenção. Para obter bons resultados e um clima satisfatório no ambiente de trabalho é importante também e, principalmente, investir na inteligência emocional dos colaboradores. O conhecimento técnico sem ela não tem muito sentido. Segundo a master coach e estudiosa do comportamento humano, Juci Nones, é necessário ampliar as reflexões sobre a influência da inteligência emocional na propagação de competências e habilidades de cada um, como forma de suavizar os relacionamentos interpessoais e, assim, melhorar a qualidade no ambiente corporativo.

Estudos indicam que não existe uma única forma de inteligência e que cada indivíduo apresenta inteligências diferenciadas, umas mais evidentes do que outras. O escritor Daniel Goleman fundamenta sua teoria sobre a inteligência emocional e revela como a emoção pode influenciar na vida das pessoas no sentido de contribuir para o bom relacionamento interpessoal. “Pessoas equilibradas emocionalmente têm mais chances de se tornarem líderes inspiradores do que pessoas que tenham apenas capacidades técnicas”, afirma Juci.

Juci Nones também salienta que hoje se demite mais por incompetência interpessoal do que por incompetências técnicas e isto se comprova diariamente nas empresas. “Temos, sem dúvida, mais profissionais preparados tecnicamente do que para lidar com as outras pessoas, e isto porque não desenvolveu-se ainda o suficiente a inteligência emocional que automaticamente desenvolve a inteligência interpessoal e facilita a obtenção de resultados extraordinários”, reforça.

De acordo com Juci, as potencialidades humanas já nascem com o indivíduo e o segredo está em saber desenvolver essas capacidades. “A emoção é uma ferramenta poderosa, capaz de garantir o sucesso no local de trabalho. Por isso, é importante desenvolver essa potencialidade”, afirma. Saber lidar com os outros também é uma habilidade imprescindível para que as organizações possam massificar resultados positivos por meio do seu maior capital: o humano.

Alguns estudiosos defendem que existem sete tipos de inteligência: linguística (poetas), lógico-matemática (racionalidade), espacial (marinheiros, engenheiros, cirurgiões), musical (Mozart), corporal-cinestésica (capacidade de resolver problemas), interpessoal (capacidade de compreender outras pessoas) e intrapessoal (agregador). A master coach afirma que por meio de estudos, cursos e treinamentos é possível identificar os variados perfis que existem dentro de uma empresa para se trabalhar cada um dentro da sua capacidade. “As pessoas não respondem de forma igual aos mesmos estímulos. Por isso, é muito importante o líder conhecer as capacidades da sua equipe. Uma equipe multidisciplinar tem muito mais capacidade de criação e produção”, salienta.

Perfil

Master coach trainer formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching; International Association of Coaching Institutes; Global Coaching Community – Alemanha, European Coaching Association e Metaforum Internacional; graduada em Letras pela Uniasselvi; pós-graduada em Gestão de Pessoas com Coaching – IBC/Faculdades Darwing; practitioner em PNL – Licenciada pela Sociedade Internacional de PNL; analista comportamental – IBC/Solides; consultora empresarial nas áreas de atendimento, comunicação, oratória, desenvolvimento de líderes, potencialização de equipe e vendas; coach de vida, atendimento com qualidade, comunicação e oratória, liderança, vendas (individual e em grupo).

The post Empresas devem apostar na inteligência emocional appeared first on Economia SC.