11 jul 2014

Brasil é um dos países mais atacados por vírus bancário

Usuários do Brasil, Rússia e Itália foram os mais atacados por um malware financeiro (espécie de vírus), de acordo com o relatório mensal de ameaças on-line do setor bancário da empresa se segurança digital Kaspersky Lab. No período analisado pelo estudo, de 19 de abril a 19 de maio, os softwares da empresa bloquearam 125,6 mil tentativas de infecção por malware capazes de roubar dinheiro de usuários de internet banking nos três países. O número representa mais de um terço do total de usuários atacados por softwares maliciosos bancários no mundo todo.

A Fecomércio SC recomenda ao empresário do setor que faça suas transações comerciais pela internet apenas em sites seguros e certificados. Para se proteger de ameaças como essas, é importante utilizar um software antivírus que seja frequentemente atualizado. Além disso, desconfie sempre de mensagens de email que aparentam ser de bancos, mas que pedem senhas ou outros dados referentes à conta bancária do usuário, ou ainda peçam para atualizar o seu programa antivírus. É importante não visitar sites suspeitos, nem baixar aplicativos ou arquivo executável de origem desconhecida, e antes de fornecer dados confidenciais, é preciso estar seguro de quem os pede e por quê.