09 jun 2014

Tractebel doa créditos de carbono para a Copa

Usina de biomassa da Tractebel, no Planalto Serrano de Santa Catarina, empreendimento certificado como mecanismo de desenvolvimento limpo pela ONU. Foto: Divulgação

A Tractebel Energia, sediada em Santa Catarina, doou 105 mil toneladas de CERs (créditos de carbono), no total foram 520,5 mil toneladas. A companhia foi uma das 11 empresas brasileiras que receberam no dia 3 de junho, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o selo Baixo Carbono, do Ministério do Meio Ambiente.

Com esses créditos, segundo o ministério, o Brasil compensou sete vezes mais do que o estimado para as emissões diretas de gases de efeito estufa geradas pela realização da Copa do Mundo FIFA 2014 no país. “Esses créditos de carbono são oriundos da nossa Unidade de Cogeração Lages, usina de biomassa no Planalto Serrano de Santa Catarina, empreendimento certificado como Mecanismo de Desenvolvimento Limpo da ONU (Organização das Nações Unidas) desde 2005”, afirma o diretor presidente da Tractebel Energia, Manoel Zaroni Torres.

A companhia tem uma política de sustentabilidade que orienta suas ações no campo econômico, social e ambiental. “Ao aderir ao chamado do Ministério do Meio Ambiente, praticamos nossa política e demonstramos como podemos contribuir para uma sociedade mais sustentável”, observa Zaroni Torres.

Ao todo, foram compensadas 520,5 mil toneladas de gás carbônico equivalente (tCO2eq), unidade usada para medir a liberação de gases que interferem no aquecimento global. O número ultrapassa as 59,2 mil tCO2eq estimadas para atividades como obras, uso energético nos estádios e deslocamento de veículos oficiais. Na entrega do selo, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, ressaltou que a “Copa começará neutralizada graças ao engajamento da sociedade”.

Outras empresas podem aderir ao selo até 18 de julho.

The post Tractebel doa créditos de carbono para a Copa appeared first on Economia SC.