19 jun 2020

Termômetro do Comércio de BC aponta estabilização dos negócios nos próximos meses

O Termômetro do Comércio local feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL BC) aponta para uma estabilização da economia nos próximos meses, em especial entre pequenas e médias empresas. Aplicada entre o final de maio e o começo de junho, o levantamento assinala que, para 40,7% dos entrevistados, as vendas em junho ficarão estáveis. Os que acreditam que as vendas não cairão totalizou 31,5% dos que participaram da pesquisa e, para 27,8%, as vendas aumentarão no mês. Outro ponto positivo do levantamento é que 85,2% não pretende demitir em junho.

 

Para Rafael Bittencourt, vice-presidente da CDL BC, se compararmos com o levantamento de abril, quando 63,6% dos entrevistados acreditava que as vendas cairiam, os empresários estão mais confiantes em relação a uma estabilização dos negócios.

 

No que tange a abertura de novas vagas, 15% contratou em maio e 18,5% acredita que vai contratar no mês de junho. “Outro número que nos deixa muito confiantes  é que 74% não dispensou em maio e em abril 48,5% também não havia dispensado, o que já era um excelente indicador”, analisa Rafael. Ainda segundo o levantamento, 55,4% dos empresários não suspendeu o contrato de trabalho em maio e  61,1% não reduziu a jornada de trabalho.

 

“Podemos concluir que a economia local está em um estágio de estabilização com relação ao número de colaboradores, contatações, demissão ou volume de vendas. A expectativa para o curto prazo é de que a economia não piore, gerando uma retomada, ainda que mais lenta”, completa Rafael.