22 maio 2014

Sesc promove Dia do Desafio em Florianópolis

atividade física

184 cidades catarinenses aderiram ao evento que incentiva atividades físicas. Foto: Divulgação

O Dia do Desafio, evento mundial que incentiva a prática regular de atividades físicas, terá evento regional de lançamento nesta quinta-feira, 22 de maio, no Auditório da Fecomércio, em Florianópolis (Rua Felipe Schmidt, 785 – Centro). Na ocasião, o corredor paralímpico Lucas Prado, ministra palestra para falar sobre os desafios enfrentados ao longo de sua carreira. Devido à deficiência visual (cegueira total), ele está classificado na classe T11 dos corredores paralímpicos. Atualmente, mora na cidade de Joinville, é treinado pelo técnico Amauri Veríssimo, o mesmo de Terezinha Guilhermina que o introduziu no esporte, e corre com o guia Justino Barbosa. Nas Paraolimpíadas de Pequim 2008, o atleta estabeleceu dois novos recordes mundiais: 100 e 200 metros rasos. Nas de Londres, em 2012, Lucas recebeu duas medalhas de prata, uma correndo os 100m rasos e outra nos 400m.

O Dia do Desafio é realizado anualmente na última quarta-feira do mês de maio, que neste ano será no dia 28. Criado no Canadá, tem a proposta de despertar o interesse das pessoas por uma rotina mais ativa, através de uma competição amigável entre cidades participantes, definida por sorteio. Com o lema “Você se mexe e o mundo mexe junto, cada município organiza atividades físicas ou esportivas e convida o maior número de pessoas possível para participar. Vencerá a cidade que conseguir mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes. A premiação, porém, é apenas simbólica, como afirma a organização do evento: “A competição é apenas estímulo à participação. Quem sai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário”.

Em Santa Catarina, 184 cidades aderiram ao movimento e a expectativa é a de mobilizar dois milhões de pessoas em todo o estado. Os catarinenses estão convidados a parar por pelos menos 15 minutos para praticar alguma atividade física. Vale caminhar, pedalar, correr, brincar e até subir escadas. Em cada município, o Sesc e as prefeituras prepararam uma programação diferente para atrair e incentivar a participação do público.

Em 2014, mais uma vez o Dia do Desafio se insere na Campanha Move Brasil, que pretende ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas, estabelecendo uma meta até 2016, período em que o Brasil sedia os maiores eventos esportivos do mundo: a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O Dia do Desafio com essa expansão passa a ter um papel importante de revigorar as parcerias com órgãos públicos e privados, instituições e empresas para promover uma grande mudança no comportamento dos brasileiros. Durante quatro anos, as ações de estímulo ao esporte e à atividade física terão como prioridade o apoio às ações comunitárias, o incentivo à apropriação consciente dos espaços urbanos para prática esportiva e o impulso em direção da integração sociocultural. Neste sentido, o alinhamento de objetivos do Dia do Desafio com a proposta da campanha MOVE Brasil, reforçará a proposição institucional de contribuir para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.

O Dia do Desafio é promovido mundialmente pela TAFISA (The Association dos International Sport for All), e no Brasil é coordenado pelo Sesc/SP e organizado pelos departamentos regionais do Sesc em todo o país, em parceria com prefeituras municipais e diversos agentes mobilizadores locais. O movimento teve origem no Canadá, em 1983, quando, durante um rigoroso inverno, o prefeito de uma cidade convocou os moradores a saírem de suas casas em um determinado dia e horário para dar a volta em torno do quarteirão. A ideia teve sequência e começou a ser praticada anualmente em cada vez maior número de cidades. No Brasil, começou a ser realizada pelo Sesc/SP em 1995 (e em Santa Catarina em 1997 com envolvimento de 3 cidades).

The post Sesc promove Dia do Desafio em Florianópolis appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br