02 jun 2014

SC e RS definem BR-101 como corredor de escoamento

Corredor permite escoamento de produtos industrializados de origem animal vindos do Rio Grande do Sul. Foto: Divulgação

Corredor permite escoamento de produtos industrializados de origem animal vindos do Rio Grande do Sul. Foto: Elis Pereira / Imagem & Arte / Divulgação

A BR-101 foi oficialmente aberta como corredor de escoamento para passagem de produtos industrializados de origem animal com origem no Rio Grande do Sul e com destino a outros estados. O ato foi realizado na última sesta sexta-feira, dia 30, no posto de divisa de Torres (RS), e contou com a presença dos secretários da Agricultura do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, Claudio Fioreze e Airton Spies.

Pelo acordo celebrado pelos dois estados, ainda estão proibidos de passar por este posto de divisa os miúdos de animais e couros não processados, além de algumas espécies de animais vivos.

A medida ajuda a desafogar as BRs 386 e 116 e aumenta a competitividade da produção gaúcha. A passagem pelo posto de divisa de Torres pode economizar até dez horas de trânsito até São Paulo e cerca de R$ 14 milhões por ano em logística, segundo empresa gaúcha que opera nos outros trechos. Hoje, há estimativa de perdas da ordem de R$ 500 por carga transportada via Serra Gaúcha em função de gastos com combustível. Atualmente, 95% do que sai do Estado é leite UHT.

O secretário da Agricultura de Santa Catarina, Airton Spies, explica que, para Santa Catarina, as vantagens são a melhor distribuição do fluxo de veículos, mais segurança e conservação das estradas e menor impacto ambiental.

Na primeira etapa do projeto piloto 35 barreiristas catarinenses vão ser treinados para utilizar o sistema integrado de web service. O restante será capacitado por escala. A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) abastecerá a base comum de dados. Antes de registrar uma carga em nota eletrônica, o operador terá acesso aos sistemas estaduais e ao nacional.

The post SC e RS definem BR-101 como corredor de escoamento appeared first on Economia SC.