17 nov 2014

Registro com protesto já recuperou R$ 2,8 milhões de dividas em atraso em SC

Desde que foi implantado, o registro com protesto já conseguir recuperar R$ 2,8 milhões de dividas que estavam em atraso em empresas associadas a 165 CDLs de Santa Catarina que adotaram o modelo de cobrança. Deste total R$ 1,8 milhão foram pagos em cartório e R$ 958 mil diretamente nas lojas. Os números foram apresentados esta semana em Balneário Camboriú pelo coordenador comercial da FCDL/SC, Valdemir Manoel da Silva.

Valdemir Manoel da Silva
Valdemir Manoel da Silva, Coordenador comercial da FCDL/SC

Silva foi o convidado da CDL de Balneário Camboriú para fazer uma palestra sobre registro com protesto para empresários do comercio associados a entidade. “O protesto amplia a influência de cobrança do SPC fazendo com que as empresas recuperem de forma mais rápida e efetiva o capital na rua proveniente dos clientes inadimplentes”, lembra o presidente da CDL, José Roberto Cruz.

O novo serviço pode ser definido como uma solução inovadora e inédita criada pelo SPC/SC que foi possível graças a parceria firmada entre a FCDL/SC e o IEPTB – Instituto de Estudos de Protestos de Títulos do Brasil. O registro diferenciado consiste em proporcionar aos associados da CDL a possibilidade de, no mesmo momento que efetuar um registro de inadimplente no banco de dados do SPC, também enviar o título ao cartório de protestos, sem a geração de custas e emolumentos cartoriais, em um processo muito simples e prático semelhante ao já utilizado para registros.

Para fazer uso do serviço, o associado deverá solicitar à CDL a liberação desta opção para o seu operador. Em seguida deverá assinar um termo de responsabilidade, no qual se compromete a enviar ao cartório somente títulos inadimplentes que não estejam prescritos e que possuam toda a documentação que comprove que o cliente adquiriu o produto ou serviço e não realizou o pagamento no prazo de vencimento acordado no momento da venda. Uma vez que o associado tenha o Registro com Protesto liberado no sistema do SPC, ele terá acesso à tela de registro, onde deverá marcar ao opção “Enviar registro para protesto” e em seguida indicar a praça de pagamento de seu cliente inadimplente.