29 jul 2016

Quatro dicas para definir as metas da sua empresa

Fonte: Portal Administradores

 

Diante da atual conjuntura econômica do país, é imprescindível definir as metas do negócio a curto, médio e longo prazo de maneira clara e realista, mas para isso alguns critérios precisam ser considerados. Preparamos 4 dicas para garantir a melhoria contínua do seu negócio.

 

Na sua definição objetivo é a direção a seguir, é a descrição do que se deseja alcançar descrito de maneira clara. A meta é esse objetivo a ser alcançado com prazo e valor estabelecido. Dentro de uma organização, as metas definidas pela diretoria devem servir de base para definir as metas específicas das demais áreas. De acordo com Katsuya Hosotani “As metas são estabelecidas para estreitar a distância entre o real e o ideal”. Mas como garantir que as metas estabelecidas trarão o resultado esperado para o negócio?

 

A forma como as metas são definidas determinam se elas serão alcançadas com êxito. Segue abaixo 4 dicas para não errar na hora de estabelecer as metas da sua empresa:

 

Desafiadoras

As metas devem sempre trazer algum desafio para o negócio, não faz sentido definir uma meta para a equipe que seja extremamente fácil de ser alcançada e não traga nenhum desafio, pois se for assim não levará a empresa a lugar nenhum. Por isso lembre-se, ao definir as metas para sua equipe tenha conhecimento dos dados necessários para garantir que as metas levarão o negócio a outros patamares.

 

Viáveis

Ao mesmo tempo que as metas definidas devem ser desafiadoras elas devem também ser totalmente possíveis de serem alcançadas. Estabelecer metas realistas dentro de uma empresa não é uma tarefa fácil, pois uma meta impossível de ser alcançada pode desmotivar uma equipe, tendo o efeito contrário do esperado. Deve haver o equilíbrio entre o desafio e a viabilidade, para garantir o crescimento do negócio e o ânimo das equipes de trabalho.

 

Alinhadas

Ao definir as metas do negócio é necessário alinhar as ideias de melhoria com o orçamento disponível. Qualquer meta deve ser definida com base nas diretrizes da direção, pois são eles que determinam onde a empresa deve ir, em quanto tempo e quanto eles estão dispostos a investir para alcançar esse resultado.

 

Sustentáveis

Para garantir que as metas sejam viáveis e desafiadoras é essencial que elas sejam definidas com base em fatos e dados. É preciso coletar informações e analisar os números, para garantir que os três critérios anteriores sejam alcançados com sucesso.

De acordo com Vicente Falconi “Metas audaciosas impõem mudanças revolucionárias. Nem sempre o resultado final é um sucesso. No entanto, se houver trabalho árduo na direção da meta, acaba-se conseguindo o bom resultado.”

 

Outro ponto importante que deve ser lembrado é que não basta definir as metas, é necessário que elas sejam executadas da maneira correta, e para isso a empresa precisa ter um modelo de gestão formal que garanta essa execução. O modelo adequado para isso é o PDCA, que através das suas quatro etapas irá auxiliar os gestores não só na definição de objetivos e metas mas dará o suporte necessário na execução, na checagem dos resultados e na realização de correções caso seja necessário.

 

* Ana Luísa Pinheiro é consultora em Gestão para Resultado