05 jun 2014

PwC divulga pesquisa de fusões e aquisições

negocios

Dados mostram resultados das operações no país até abril deste ano. Foto: Divulgação

Abril registrou 69 operações de fusões e aquisições. Acumulado no ano é o maior da série histórica, com 260 transações nos quatro primeiros meses e indica manutenção da quantidade de transações em 2014. Investidores de origem nacional se mantém na liderança do mercado, estando presentes em 55% das operações anunciadas envolvendo compra de participação societária.

Operações entre empresas de TI lideram setorialmente registrando 37 operações no primeiro quadrimestre. Em segundo lugar, destaque para o setor financeiro com 27 negócios, seguido pelo varejo com 26 transações. Superando o patamar do primeiro bimestre, fundos de Private Equity atingem 33% do mercado de M&A em 2014, cm 69 transações anunciadas.

No estado de Santa Catarina, o setor de TI ficou em terceiro lugar no mesmo período, em número de transações anunciadas, atrás dos setores de serviços e de energia elétrica, com 29% e 28% do total de operações no estado, respectivamente.

Em relação à média do país, historicamente verifica-se que as transações envolvendo empresas catarinenses contam com uma maior participação de capital nacional, como analisa Alexandre Scherer Borborema- diretor da PwC, da área de Fusões e Aquisições da região Sul. Em linha com esta tendência, no primeiro trimestre deste ano, 71% das transações do estado contaram com a participação de investidores nacionais, proporção significativamente maior que a média do país de 55% no mesmo período.

Alinhado com série histórica, e representando mais da metade das operações, investidores procuram em primeiro lugar as compras de participação majoritária. Este tipo de transação totalizou 140 negócios no período. Em segundo lugar, ficaram as compras de participação minoritárias registrando 100 operações no mercado brasileiro.

Exemplos de transações:

• Aceco TI compara a companhia de data center espanhola Quark;
  • DLM comrpa participação de 35% na brasileira Clic Holdings
  • A5 Internet faz aporte de R$3,5 milhões na startup de entretenimento 4Good;
  • Alupar anuncia aumento da participação na Funcef, passando a deter 5,17% da companhia;
  • 3D Systems compra 70% da Robotec
  • BHG compra por R$39,1 milhões o hotel paulista The Capital;
  • Norges Bank compra 10,1% da mineradora de ferro brasileira Febrasa.

The post PwC divulga pesquisa de fusões e aquisições appeared first on Economia SC.