31 jul 2014

Ponto da Virada promove troca de experiências

Objetivo do evento é fortalecer o network e possibilitar novos negócios. Foto: Divulgação

Jessica Melo

Os empresários Nelson Lisot, presidente da Cadence, Luiz Tarquinio, presidente da Tupy e Tadeu Bongiolo, presidente da Coan ministram palestras nesta quarta-feira, dia 30, durante a sexta edição do Ponto da Virada, realizado na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). O objetivo do evento é fortalecer o network e possibilitar novos negócios entre os participantes, formado por empresários de diversos ramos e universitários.

Segundo o presidente da Tupy, de Joinville, o Ponto da Virada da empresa foi em 2003. Em 2002, a Tupy passava por um momento ruim, com prejuízo liquido de R$52, 5milhoes. Com um período de forte e desvalorização cambial, a empresa, com R$833, 7milhoes de receita operacional, teve a dívida cada vez maior.

Em 2003, começou um período de reestruturação dessa dívida. “Em 11 meses fiquei trabalhando no problema financeiro da companhia”, destacou o presidente. Houve rígido controle de gastos e foco em produção e qualidade. “Credores e acionistas contribuiram para a solução deste problema. Também fomos beneficiados or um ciclo muito forte de crescimento da economia mundial”, acredita.

A partir de 2007, a empresa começou a mudar a estratégia de negócios, com produtos com séries menores, diversificação e ampliação de clientes, maior variedades de produtos por cliente, projetos de alta tecnologia e com maior complexidade, contratos comerciais detalhados, atuação em muitos segmentos e melhor gestão de riscos.

Em 2013, a receita líquida foi de R$3,2 bilhões, 274,6% acima da receita em 2002. Hoje, com 13.200 funcionários, a empresa é líder no mercado de blocos e cabeçotes de motor em ferro fundido no Ocidente. A capacidade produtiva fica em torno de 848 mil toneladas por ano.

The post Ponto da Virada promove troca de experiências appeared first on Economia SC.