24 jul 2019

O que fazer para não ficar com o estoque parado?

A gestão inadequada do estoque pode levar a uma série de problemas, pois alguns produtos podem sofrer avarias no processo deslocamento, perder a própria validade ou sofrer os efeitos da temperatura e umidade, além de mudança de coleção e troca de estação.

 Neste post, confira algumas dicas de como fazer circular os itens parados em estoque e melhorar  as vendas. Confira!

 1. Faça um diagnóstico

 O primeiro passo é avaliar o seu estoque e entender o motivo pelo qual a mercadoria está parada. A melhor forma de garantir um bom controle dos prazos e organizar os próximos pedidos é fazer relatórios detalhando a rotatividade de cada item.

 Além de obter informações precisas a respeito do movimento da empresa e do giro de produtos é preciso buscar entender a situação do mercado para que o gestor possa fazer uma aposta compatível com a realidade.

 2. Planeje as ofertas 

 Um fator importante é entender e planejar o que será ofertado, que tipo de desconto será dado e direcionar o produto para o público-alvo correto, além de procurar saber se o mesmo está disposto a comprar.

 Esse planejamento ajudará o lojista a buscar um público mais assertivo para aquelas peças paradas, pois conhecendo o produto e o seu público-alvo, fica mais fácil identificar a melhor solução para as necessidades do consumidor e criar ofertas irresistíveis.

 3. Considere liquidações, combos e promoções

 Promoções envolvendo liquidação de estoques são sempre uma vantagem para quem compra, por conta da diferença de preço. Para produtos com prazo de validade próximo, como cosméticos, medicamentos e comida, liquidar pode ser uma boa ideia. Mas, para mercadorias mais perenes, existem outras saídas que não impliquem em reduzir tão drasticamente o preço. Uma dica é elaborar combos de produtos.

Mas em situações extremas, tenha uma visão mais ampla e coloque a saúde financeira da loja em primeiro lugar. Mesmo que o investimento nos produtos tenha sido alto, mais vale uma recuperação parcial do que a perda total. Elabore promoções periódicas e analise a resposta dos consumidores aos descontos oferecidos.

 4. Não se apegue

 Um bom controle de estoque é crucial para identificar o que já está parado por tempo demais. O ideal é não deixar que o produto fique esquecido, pois quanto mais tempo ele está parado, menor é o lucro que se consegue com ele.

 O produto fica velho e obsoleto e as datas de validade não esperam. O apego ao estoque não deve impedir uma ação para diminuir os prejuízos.

 Além disso, outra saída pode ser fazer um acordo com os parceiros. Alguns fornecedores podem ser mais maleáveis e oferecer a possibilidade de troca, considerando que, ás vezes, é vantajoso para eles trocar a mercadoria que ficou parada por produtos com maior giro.

 

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