26 maio 2014

Nova hidrelétrica receberá 60 milhões de euros

Fot

Financiamento de nova usina em Santa Catarina virá do banco alemão KfW. Foto: Divulgação

Em reunião com a diretoria executiva da Eletrosul, nesta sexta-feira (23), em Florianópolis, o banco de fomento alemão KfW Bankengruppe anunciou financiamento de € 60 milhões para um novo empreendimento de geração em Santa Catarina: a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Santo Cristo. A construção da usina será iniciada no segundo semestre deste ano, com previsão de operação em 2016, complementando os projetos de aproveitamento hidráulico na região serrana do Estado. A nova parceria está no âmbito da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável.

Os executivos do KfW aproveitaram a missão no Brasil para visitar a área onde será implantada a PCH Santo Cristo, entre os municípios de Lages e Capão Alto. A usina terá capacidade instalada de 19,5 megawatts (MW), podendo abastecer aproximadamente 143 mil habitantes. “Ficamos impressionados com o profissionalismo com que a equipe da Eletrosul trata das questões ambientais e técnicas, e percebemos uma empresa muito inovadora no que diz respeito às tecnologias de energia limpa. Essa é uma das razões de apoiarmos a implantação de PCHs. Acreditamos que seja uma boa alternativa de contribuir com a segurança energética do País, com impacto ambiental bastante reduzido”, avaliou o gerente de projetos principal do Setor Financeiro e Energia do KfW na América Latina e Caribe, Karim ould Chih.

No início deste ano, o KfW já havia anunciado outro financiamento no valor de € 100 milhões para projetos de geração eólica e solar fotovoltaica liderados pela Eletrosul. A previsão é que, desse total, aproximadamente € 66 milhões sejam destinados à segunda ampliação do Complexo Eólico Cerro Chato, em Sant’Ana do Livramento (RS), onde serão implantadas mais três usinas com capacidade de 48 MW. O empreendimento tem outros 168 MW em operação e implantação. Os recursos são provenientes do Programa Aberto – uma das iniciativas previstas pelo Ministério de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (BMZ).

O KfW tem sido um importante parceiro da Eletrosul na concretização de projetos de geração de energia renovável e alternativa, como é o caso do Megawatt Solar – usina fotovoltaica de 1 megawatt-pico (MWp), implantada na sede da empresa em Florianópolis, que está operando em testes, e as PCHs João Borges (19 MW) e Barra do Rio Chapéu (15,15 MW), já em operação no interior de Santa Catarina. Os contratos entre KfW e Eletrosul para esses empreendimentos somaram aproximadamente € 65,4 milhões.

The post Nova hidrelétrica receberá 60 milhões de euros appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br