30 maio 2014

Nova fonte de gás natural mobiliza indústrias

Especialistas preveem para os próximos anos uma revolução em escala global na área de energia. Foto: Dudu Leal / Fiergs/Divulgação

Especialistas preveem para os próximos anos uma revolução em escala global na área de energia. Foto: Dudu Leal / Fiergs/Divulgação

O Seminário Oportunidades na Exploração do Gás Não Convencional – Xisto, realizado em Porto Alegre e promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em associação com as Federações das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Paraná (Fiep) e Rio Grande do Sul (Fiergs) tratou nesta quinta-feira, dia 29, do xisto, uma nova fonte natural de energia. O gás natural produzido a partir do xisto pode ser usado como combustível de carros, geração de eletricidade, aquecimento de casas e para a atividade industrial.

Especialistas preveem para os próximos anos uma revolução em escala global na área de energia, com implicações geopolíticas importantes. Os Estados Unidos, maior consumidor do planeta de combustíveis fósseis, projetam, com a exploração de xisto, sua independência energética em uma década. A estimativa é que, até 2020, esse gás vai adicionar de 2% a 4% ao Produto Interno Bruto (PIB) anual dos EUA, atualmente o maior produtor, com reservas de 24,40 trilhões de metros cúbicos.

As principais reservas de shale gas estão localizadas na China, seguida dos Estados Unidos, da Argentina e do México. O Brasil figura como décimo colocado no ranking, com contingente estimado de 14,60 trilhões de metros cúbicos.

Recentemente foram assinados os contratos da 12ª rodada de leilões de blocos de exploração de gás não convencional, que incluiu áreas no Paraná. De acordo com o diretor de Relações Industriais da Fiesc, Henry Quaresma, a formação que passa pelo Estado vizinho também atinge o Oeste de Santa Catarina. Esta região deve ser incluída na 13ª rodada, que ainda não tem uma data de lançamento.

No evento, as Federações integrantes do Fórum Industrial Sul entregaram à Agência Nacional de Petróleo a solicitação de abertura de uma nova rodada de leilões para a exploração de Blocos de Gás na Região, para os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, assim como aconteceu na 12ª. Rodada, quando foram contemplados São Paulo e Paraná.

The post Nova fonte de gás natural mobiliza indústrias appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br