12 set 2014

Navegantes cria serviçoonline de emissão de alvará

Navegantes é a primeira cidade brasileira a adotar um software de gestão informatizada do processo de solicitação e emissão do alvará sanitário. Com o software Revvisa Vigilância Sanitária, que começa a funcionar nesta sexta-feira, dia 12, o empresário da cidade poderá solicitar o alvará sanitário para o seu negócio diretamente pelo site da prefeitura.

O sistema agiliza a solicitação de alvará, facilita o acompanhamento do processo e garante transparência e segurança. Segundo o secretário municipal de Saúde, Dr. Samuel Paganelli, a solicitação de alvará pelo site é bastante simples. O empresário ou responsável pelo empreendimento preenche um cadastro e a vigilância irá avaliar e aprovar para que o empresário dê sequência ao processo e possa fazer a autoinspeção do estabelecimento, respondendo as perguntas de acordo com o tipo de negócio para qual solicita o alvará. “Esse procedimento otimiza o tempo do fiscal, já que ele não precisa ir até o estabelecimento para fazer essa primeira triagem”, diz.

A diretora da empresa Revvisa, Paula Bianca M. Coelho, explica que o programa é de fácil acesso e funciona em todos os navegadores de internet, inclusive em celulares e tablets. O Revvisa Vigilância Sanitária também disponibiliza para os usuários todas as informações sobre leis e normas relacionadas ao processo de concessão do alvará. “A criação do banco de dados e relatórios gerados pelo sistema permite à prefeitura o acesso a informações que podem ser úteis em portais de transparência e pesquisas do setor”, afirma.

Toda a documentação necessária para a solicitação do alvará também poderá ser digitalizada e submetida à aprovação por meio do sistema. Depois de concluído esse processo, o fiscal irá fazer a vistoria no local com um tablet e, se houver alterações, registra no sistema, podendo ainda emitir um auto de intimação ou protocolo para retirada do alvará no local por meio de uma impressora térmica. O empresário pode acompanhar o andamento da solicitação pela ferramenta e receberá um alerta por email quando o alvará for liberado.

The post Navegantes cria serviçoonline de emissão de alvará appeared first on Economia SC.