22 maio 2014

Na Expogestão, Abílio Diniz fala em produtividade

Abílio Diniz, um dos 100 brasileiros mais influentes do país, presidente do conselho de administração da BRF, abre Expogestão 2014. Foto: Divulgação

Abílio Diniz, um dos 100 brasileiros mais influentes do país, presidente do conselho de administração da BRF, abre Expogestão 2014. Foto: Divulgação

Giovana Kindlein

O auditório da Expoville lotou com 1500 grandes, médios e pequenos empresários para ouvir Abílio Diniz, 77 anos, um dos 100 brasileiros mais influentes do país, presidente do conselho de administração da BRF, companhia que vale hoje R$ 44 bilhões em valor de mercado e que nasceu em Santa Catarina, com a junção das empresas Sadia e Perdigão, de Concórdia e Videira, no Oeste do Estado. Segundo ele, o Brasil não crescerá senão aumentar a produtividade.

Os números da BRF são impressionantes. Com R$ 35 bilhões de faturamento, a BRF é uma empresa de quase seis milhões de toneladas de alimentos vendidos, 59 unidades industriais, sete milhões de frangos abatidos por dia, mais de 108 mil funcionários, 150 mil pontos de venda, exportação para mais de 110 países.

Abílio destacou a conclusão de estudo do Ibre, da FGV, apontando que o país precisa aumentar em 3% a sua produtividade para crescer 4%. “Isso é matemático. Não há chance de o país crescer mais de 4% senão aumentar a produtividade. Nós, empresários, podemos contribuir aumentando cada vez mais a nossa produtividade”.

Para o fundador do grupo Pão de Açúcar, maior rede de varejo do Brasil e que em 2012 passou a ser controlada pelo grupo supermercadista francês Casino, a produtividade se aumenta unicamente de três formas: com investimento, gestão e capacitação de mão de obra. “Se você puder capacitar cada vez melhor às pessoas que trabalham na sua empresa, nós estaremos contribuindo para a eficiência maior da economia brasileira e do crescimento do país. Isso é uma coisa que cabe a nós, empresários.”

Além de fazer parte do conselho de administração da BRF, Abílio também dá aulas de gestão e liderança na Fundação Getúlio Vargas. Ele comentou o atual cenário econômico brasileiro: “Os fundamentos da economia brasileira são sólidos e nós temos de estar seguros disto. Infelizmente há um clima de tensão neste momento, de reivindicações, de perturbações. Espero que passe rapidamente. Não há razão para que isto esteja acontecendo. O ceticismo dos empresários brasileiros não se compara com aquilo que se vê no exterior. Os investidores de fora continuam acreditando no país, continuam querendo colocar o seu dinheiro aqui”.

No início de sua fala, Abílio elogiou o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, que o precedeu na abertura do evento. “As palavras do governador me deixaram feliz e emocionado em sentir o quanto este Estado é diferenciado”, disse.

Também palestraram no primeiro dia da Expogestão 2014, Guilherme Paulus, fundador e presidente do conselho administrativo da operadora nacional de turismo CVC, e também presidente controlador do grupo hoteleiro e de resorts GJP, e Marco Aurélio Raymundo, o Morongo, fundador da marca catarinense Mormaii.

O portal EconomiaSC conseguiu entrevistas exclusivas com Guilherme Paulus e Marco Aurélio Raymundo, o Morongo, que serão postadas oportunamente. Para vê-las, acompanhe diariamente as notícias do EconomiaSC.

The post Na Expogestão, Abílio Diniz fala em produtividade appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br