03 out 2014

Movimento de moda em SC é aprovado pela Lei Rouanet

A partir de 2015, os recursos para viabilização do programa Inteligência Compartilhada podem ser captados via Lei Rouanet. Foto: Ester Mendes/Divulgação

No ano em que se prepara para celebrar sua primeira década, o movimento Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) obteve mais uma conquista: a aprovação do Ministério da Cultura para que, a partir de 2015, os recursos para viabilização do programa Inteligência Compartilhada possam ser captados via Lei Rouanet. O montante aprovado é de R$ 352.220,00.

O objetivo desta iniciativa é que não só as empresas já participantes possam destinar recursos via lei, mas também novas companhias possam ingressar. Segundo a gestora executiva do SCMC, Paula Cardoso, a grande missão do movimento é fazer com que Santa Catarina se envolva mais com a criação e consiga se transformar num gerador de conteúdo de moda e design para o mundo, além de participar da formação mais efetiva dos alunos nestas áreas.

“Acreditamos que, através de programas que façam com que as nossas empresas se fortaleçam enquanto identidade, processos e metodologias de gestão, estamos contribuindo não só para os negócios, mas também para a sociedade”, afirma.

O programa Inteligência Compartilhada surgiu com o objetivo de promover um intercâmbio entre estudantes de moda e design e equipes de criação das empresas. No início de cada ano, ocorre um processo seletivo de escolha destes estudantes, que recebem a oportunidade de criar, em conjunto com os profissionais, uma capsule collection sob orientação da consultoria criativa do projeto.

O SCMC está no ano 9 e reúne 17 empresas e entidades de ensino que acreditam que é possível, através da descoberta de uma identidade de moda e design, agregar valor aos itens produzidos em Santa Catarina. Juntas, estas empresas faturam mais de R$ 4,1 bilhões e empregam 25 mil pessoas.

São elas: Altenburg, Audaces, Cia. Hering, Círculo, Dalila, Daniela Tombini, Digra, Dudalina, Fakini, HI Etiquetas, Karsten, Lancaster, Marisol, Meu Móvel de Madeira, Oceano, Printbag e Tecnoblu.

O projeto e a captação de recursos tem a assessoria da Ala Cultural, de Florianópolis (SC), que pode orientar e tirar dúvidas para as empresas interessadas em participar.

The post Movimento de moda em SC é aprovado pela Lei Rouanet appeared first on Economia SC.