22 maio 2014

Mercoláctea reúne setor leiteiro em Chapecó

vaquinha

Feira inicia nesta quinta-feira e segue até domingo no parque da Efapi . Foto: Divulgação

Criadores, indústrias, técnicos e especialistas da cadeia produtiva do leite, além de jornalistas e autoridades, participarão da Mercoláctea 2014 Rural que inicia nesta quinta-feira (22) e prossegue até domingo (25) no Parque de Exposições Tancredo Neves (Efapi), em Chapecó. Os portões abrem às 9 horas, mas a solenidade oficial ocorre às 19 horas no setor pecuário do parque, com a presença do secretário nacional de desenvolvimento agropecuário e cooperativismo do Ministério da Agricultura, Caio Rocha.

Chapecó está no centro da maior bacia leiteira brasileira, formada pelo oeste catarinense, sudoeste sul-rio-grandense e noroeste paranaense. O presidente daMercoláctea, Eron Baldissera, destaca que o evento se transformará na maior expressão do setor leiteiro em Santa Catarina, reunindo todas as entidades da agropecuária e do agronegócio.

A Mercoláctea, em sua quinta edição, tem como foco a automação rural e a programação geral contempla sete atividades, sendo a principal delas, a feira de comercialização de animais, máquinas e equipamentos, genética e nutrição animal, além de equipamentos para leitarias e sanidade animal.

A feira técnica terá visitação de 12 mil pessoas e oportunizará negócios da ordem de 85 milhões de reais. Os eventos pecuários reunirão 2 mil animais em exposição, julgamento e venda. Para simplificar o acesso e a circulação dos visitantes não haverá credenciamento, nem cobrança de ingresso ou de estacionamento.

A partir desta edição, a Expomerco – exposição e feira de bovinos de corte e de leite – será realizada paralelamente a Mercoláctea. Estarão expostas as raças leiteiras Holandês e Jersey e as raças de corte Angus, Charolês, Tabapuã, Nelore, Limousin e Simental.

O conjunto reunirá mais de 1.300 cabeças, entre elas, 300 novilhas de corte, 400 bezerros, uma centena de vacas e bois adultos, 400 animais de leite e 100 reprodutores de corte. Todo o plantel será originário exclusivamente do território catarinense em razão do status de área livre de aftosa sem vacinação.

O coordenador técnico da feira, médico veterinário Enedi Zanchet, prevê que a venda de animais rendará cerca de 1,1 milhão de reais, resultado da comercialização de 875 mil reais em animais de corte e 250 mil reais de animais leiteiros.

A programação geral inclui, ainda, a etapa catarinense do julgamento das raças Holandesa e Jersey, organizada pela Associação Catarinense dos Criadores de Bovinos (ACCB).

Para incrementar os negócios estão programados dois remates: o leilão especializado das raças Holandês e Jersey – com pelo menos 400 animais – e o leilão de gado geral.

Um dos maiores especialistas nas raças Jersey e Holandês, o árbitro canadense Callum McKinven será o jurado de pista para o julgamento dos 380 animais inscritos para a exposição pecuária. Callum McKinven é um juiz canadense e co-proprietário da Lookout – Holsteins & Jerseys, empresa especializada na criação das raças Holandês e Jersey, na cidade em Canton de Hatley, na região de Quebec, Canadá. Já participou de julgamentos em 28 países.

Disputas válidas pelo XVI Campeonato Catarinense dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha assinalarão a etapa final da exposição pecuária da Mercoláctea. O evento tem a chancela da Associação Brasileira do Cavalo Quarto de Milha. Está prevista a participação de 400 cavaleiros nas três provas clássicas – laço comprido, três tambores e seis balizas – programadas para o período de 7h30 às 21 horas no sábado e das 8 às 16 horas no domingo. Os competidores concorrem a prêmios, entre eles, dois trailers, duas motocicletas zero quilômetro e 6.500,00 reais de premiação. As inscrições e reservas de baias custam 150 reais.

A Mercoláctea 2014 chega a sua quinta edição e tem como foco principal o setor leiteiro, com a participação de animais com genética avançada, alta produção e as mais recentes tecnologias nos processos para aumentar a rentabilidade do setor. A realização na cidade de Chapecó (SC) justifica-se pelo fato de estar estrategicamente localizada no centro de uma das maiores e mais promissoras bacias leiteiras do Brasil, formada por microbacias dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

The post Mercoláctea reúne setor leiteiro em Chapecó appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br