04 jun 2014

Líderes empresariais de SC estão pessimistas

negocios fechado

Pesquisa realizada pela Fecomércio revela expectativa baixa para o 2º semestre. Foto: Divulgação

A Fecomércio SC realizou uma pesquisa com os empresários que participaram da reunião-almoço do LIDE Santa Catarina, no dia 3 de junho, no CentroSul, em Florianópolis. A sondagem teve por objetivo captar a atual percepção dos líderes empresariais catarinenses quanto ao atual momento do varejo e o grau de confiança em relação ao crescimento da economia brasileira.

O resultado da pesquisa demonstra os fundamentos da atual falta de confiança dos empresários catarinenses. Apesar de vivermos ainda um otimismo em torno da inserção de um enorme contingente de pessoas ao mercado consumidor, os elementos associados ao Custo Brasil estão na origem do pessimismo empresarial.

Na avaliação da economia, o percentual de respostas negativas é maior (43,9%) do que na avaliação do comércio (apenas 21,9%). É considerável, inclusive, aqueles que avaliam de maneira positiva o atual momento do varejo (28%). Porém, foram mais marcantes aqueles que trouxeram uma expectativa pessimista para o segundo semestre do ano (34,1% no comércio e 45,1% na economia). Entretanto, no geral, prepondera uma avaliação neutra das atuais condições, ou seja, receio dos líderes empresariais que têm reflexo direto nas atuais baixas taxas de investimento da economia.

Falta de infraestrutura, legislação inadequada, carência de mão de obra e burocracia elevada determinam os problemas do ambiente de negócios nacional. Com isso, um novo cenário se abre na economia brasileira: o da necessidade urgente da realização de grandes reformas estruturais na economia.

De acordo com o resultado da pesquisa, as reformas tributária, trabalhista e política, os grandes projetos viáveis de infraestrutura e a redução da burocracia desmedida são aspectos indispensáveis para a melhoria do ambiente de negócios, retomada da confiança do setor privado e ampliação dos seus investimentos. Somente com participação ativa do setor privado, é que o país pode atingir um novo patamar de crescimento sustentável, mantendo e ampliando a inclusão social através do consumo e resolvendo os problemas na estrutura econômica.

Foram entrevistados 82 líderes empresariais. A metodologia aplicada foi de pesquisa quantitativa por amostragem. A técnica de coleta de dados foi a de entrevista individual aplicada com base em questionário estruturado e desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisas da Fecomércio SC.

The post Líderes empresariais de SC estão pessimistas appeared first on Economia SC.