27 maio 2014

Knowtec mapeia oportunidades de negócios na Copa

Além das cidades-sede, Florianópolis e Chapecó, por exemplo, podem lucrar com negócios na Copa. Infográfico: Divulgação

A 16 dias do início da Copa do Mundo Fifa 2014, a Knowtec, empresa especializada em inteligência competitiva, apresenta um relatório de oportunidades de negócios para empreendedores de pequenas empresas, encomendado pelo Sebrae. A empresa mapeou durante um ano de estudo, as áreas, setores e tendências para compreender o potencial de consumo dos pequenos negócios no período de 12 de junho a 13 de julho, que fará com que o Brasil vire uma vitrine para clientes mundiais.

O resultado foi um amplo relatório que servirá de apoio para decisões no Programa Sebrae 2014, que impacta nas 12 cidades-sede do Mundial e em outros locais que devem ser movimentados. Nesta semana, foram lançados os dois primeiros estudos deste relatório, da série Cenário e Projeções: Turismo e Comércio Varejista.

Estes relatórios podem ser acessados por empresários de qualquer cidade brasileira, pois apresentam informações relevantes também para os destinos indutores – cidades que estão próximas das sedes e possuem apelo turístico. Entre as oportunidades levantadas, o estudo da Knowtec apontou algumas cidades do Sul que serão beneficiadas pelo evento, como Florianópolis, Chapecó, Gramado e Foz do Iguaçu, por exemplo.

No caso do Turismo, o relatório identificou que há boas oportunidades para negócios nas cidades que não receberão jogos. Segundo o levantamento, a maior concentração de turistas nas primeiras fases da competição se dará nas regiões Nordeste e Sudeste. Nas fases finais dos jogos, haverá grande concentração no Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro – em função da localização dos jogos nas semifinais e finais. O relatório também aponta que os torcedores dos mais de 220 países que compraram ingressos para assistir aos jogos no Brasil aproveitarão para conhecer e visitar diversos lugares no país.

O documento projeta que os turistas realizarão mais de 6 milhões de viagens, sendo 2,5 milhões por turistas internacionais e 3,6 milhões por brasileiros, impactando diversas cidades brasileiras além das cidades-sede. Entre os dados expostos está a projeção de que o Brasil receba mais de 305 mil turistas internacionais no período.

De acordo com a coordenadora de Inteligência Competitiva da Knowtec, Maria Carolina Carlos Pinto, os turistas irão aproveitar a pequena distância geográfica e facilidade de deslocamento terrestre pelas rodovias para conhecerem outras cidades que são pontos turísticos. “A expectativa é que esse turista visite cidades em um entorno de 300 quilômetros, deslocando-se, por exemplo, de Porto Alegre ou Curitiba para Florianópolis. A paranaense Foz do Iguaçu e a gaúcha Gramado também devem estar no roteiro dos turistas”, detalha.

Com base nas informações levantadas, o Sebrae aconselha que o pequeno negócio desenvolva ações que facilitem a locomoção do turista, ampliando os locais para sua recepção – já que muitos deles estarão hospedados em cidades vizinhas às cidades-sede. “Além disso, é necessário oferecer alternativas para que ele usufrua da região. Também é recomendável desenvolver roteiros que permitam ao torcedor se aproximar do estádio em dias de jogos, sem perder tempo no trânsito”, explica o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos.

Suinocultura

O Oeste Catarinense também deve sentir os reflexos da Copa no Brasil. A Knowtec identificou que a produção de carne suína foi incrementada para suprir hotéis e restaurantes que se preparam para os costumes alimentícios dos visitantes orientais e muçulmanos, que preferem a carne de porco. A expectativa é que o megaevento também sirva como vitrine para esses produtores, aumentando a exportação e deixando um saldo positivo no legado pós-Copa.

The post Knowtec mapeia oportunidades de negócios na Copa appeared first on Economia SC.