09 jun 2014

Inadimplência do consumidor bate novo recorde

Crescimento foi de 9,56% em maio, em relação a maio do ano passado. Foto: Divulgação

Crescimento foi de 9,56% em maio, em relação a maio do ano passado. Foto: Divulgação

O número de pessoas inadimplentes registradas no banco de dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) apresentou aceleração recorde e cresceu 9,56% em maio, em relação a maio do ano passado. Esta é a maior variação anual já registrada desde o início da série histórica. A estimativa é de que 55,04 milhões de CPFs estavam registrados em serviços de proteção ao crédito no país até o fim de maio.

Na avaliação do presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, o avanço da inadimplência não se deve somente a fatores sazonais, e sim à atual situação econômica que o país vive. “A inadimplência nos últimos meses tem sido influenciada principalmente pela elevação da inflação, pelo crescimento moderado da massa salarial e pela desaceleração da atividade econômica como um todo”, disse.

Na comparação mensal, o número de pessoas físicas inadimplentes registradas na base de dados do SPC Brasil também cresceu: 1,38% em maio deste ano em relação a abril, o que representa a maior alta da série histórica para os meses de maio.

O número total de dívidas em atraso mostrou aumento de 5,21% em relação a maio de 2013. A segmentação por setores no banco de dados do SPC revela que a alta se deve principalmente a dois segmentos, que, sozinhos, explicam 61% do crescimento: “bancos”, cuja alta de dívidas responde por 38% do aumento total de dívidas em atraso, e contas relativas à “comunicação”, representando 23% do aumento total.

O número médio de dívidas em atraso por pessoa física inadimplente atingiu 2,008 dívidas em maio, abaixo do mês anterior, dando continuidade à tendência de queda do número médio de dívidas por inadimplente.

The post Inadimplência do consumidor bate novo recorde appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br