06 out 2014

Gasto médio com Dia das Crianças deve ser de R$120

???????????????????????????????????????????????????

Segundo avaliação, a maioria dos catarinenses comprará os produtos no comércio de rua (74,7%) e em shoppings centers (17,6%). Foto: Divulgação

Os josefenses vão se resguardar neste Dia das Crianças. A alta da inflação deve fazer com que os consumidores tenham precaução na hora de comprar os presentes. O gasto médio com as compras deve ser em torno de R$ 120, segundo estimativa da CDL-SJ (Câmara de Dirigentes Lojistas de São José) e da AEMFLO (Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis, é um reflexo da história recente de São José).

“A atual situação da economia fará com que os moradores de São José presenteiem com cautela. Os produtos mais procurados serão os brinquedos”, avalia o diretor de Relacionamento Sindical da CDL-SJ, Roberto Carmes.

O proprietário da loja Game & Cia, Marcos Silveira, afirma que não está otimista com as vendas. “As pessoas estão cada vez mais endividadas. Enquanto não passar esse momento eleitoral, a economia não vai se estabelecer”, diz. Ele ainda aponta que os produtos mais procurados em seu estabelecimento para a data são vídeo games.

Já a FCDL-SC (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina) e Fecomércio-SC (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina) estão mais otimistas. Segundo a pesquisa de intenção de compras das federações, o gasto médio com presentes neste Dia das Crianças será de R$ 178,91.

Ainda conforme a análise, a principal forma de pagamento dos consumidores será à vista em dinheiro (65,4%), seguida por compra parcelada no cartão de crédito (14,7%) e compra à vista no cartão de crédito (7,4%). A maioria dos catarinenses comprará os produtos no comércio de rua (74,7%) e em shoppings centers (17,6%).

Os presentes serão em grande parte brinquedos (50,2%), roupas (27,1%), seguido dos produtos eletrônicos (6,1%). Os consumidores declararam ainda que irão valorizar o preço dos produtos (33%), as promoções (26%) e o atendimento (25%) do comércio. O estudo ressalta que 72,6% dos catarinenses realizarão pesquisa de preço.

O perfil do consumidor do Dia das Crianças de 2014 é formado por mulheres (58,3%), com idade entre 18 e 35 anos (52,5%), trabalhadores com carteira assinada (54,3%) e que pertencem à classe média, com renda entre R$ 1.418,00 e R$ 3.763,00 (42,0%) e entre R$ 889 a R$ 1.417 (21,1%). Quanto ao grau de parentesco em relação à criança, a pesquisa mostra que 48,8% presentearão os filhos, seguido pelo sobrinho (16,3%) e neto (13,2%).

The post Gasto médio com Dia das Crianças deve ser de R$120 appeared first on Economia SC.