24 jan 2014

Fisco estadual registra menor número de irregularidades na Operação Veraneio 2014

fiscoA Secretaria de Estado da Fazenda registrou irregularidades em 191 dos 1.050 estabelecimentos fiscalizados durante a Operação Veraneio 2014. A ação, realizada nos dias 15 e 16 de janeiro, contou com a atuação de 120 auditores fiscais nas cidades de Florianópolis, Laguna, Garopaba, Balneário Camboriú, Itapema, Bombas e Bombinhas, São Francisco do Sul, Barra Velha, Itapoá e Piratuba.

O índice de irregularidades (18%) é bem inferior aos 37% verificados na operação realizada em janeiro de 2013 e aos 41% registrados em 2012. “A análise destes dados demonstra mais uma vez a importância da presença do fisco para a regularização do comércio varejista e a criação de um ambiente concorrencial justo e legalizado”, destaca o secretário Antonio Gavazzoni.

De acordo com o auditor fiscal Sérgio Pinetti, coordenador da Operação Veraneio 2014 e do Grupo Especialista Setorial Automação Comercial (GESAC/SEF), o trabalho de combate à sonegação e orientação do contribuinte realizado pela Fazenda traz benefícios não só aos cofres do Estado, mas também aos comerciantes visitados. “Ouvimos de muitos contribuintes notificados nos últimos anos que, após a regularização de sua situação e a adoção de práticas legais de automação comercial, o negócio evoluiu muito”, conta Pinetti.