02 out 2014

Feira destaca trabalhos inovadores de Joinville

joi

Fórum e feira destacam projetos realizados em empresas e escolas. Foto:Divulgação

Até sexta-feira, dia 3, Joinville vai valorizar os trabalhos inovadores criados na área empresarial e também no setor de educação. O 5º Fórum de Inovação de Joinville e Região, o 2º Prêmio de Inovação de Joinville e a 2ª Feira de Ciências, Inovação e Tecnologia de Joinville (Fecitej) foram abertos nesta quarta-feira, dia 1, e ocorrem simultaneamente no Centro de Convenções e Exposições Expoville.

As atividades destacam projetos diferenciados elaborados por engenheiros, técnicos e também estudantes.

O Fórum de Inovação de Joinville é organizado pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Joinville (Comciti) e, no último dia do evento, premiará os vencedores do 2º Prêmio de Inovação, destinado a profissionais de empresas e acadêmicos com projetos de inovação em produtos, serviços e processos.

“O objetivo é estimular as empresas e acadêmicos da importância da inovação nos novos produtos e trabalhos”, disse Jalmei Duarte, secretário de Integração e Desenvolvimento Econômico de Joinville.

No mesmo período, será realizada a 2ª Feira de Ciências, Inovação e Tecnologia de Joinville (Fecitej). O evento ocorrerá das 9 às 22h, também na Expoville. Com organização pela Secretaria Municipal de Educação, tem o objetivo de despertar o interesse em temas científicos, tecnológicos e de inovação, por meio da socialização de trabalhos produzidos em sala de aula.

Participam alunos da rede pública e privada de Joinville, que expõem seus trabalhos, nas modalidades Educação Infantil Pré-Escola, Ensino Fundamental-Anos Iniciais, Ensino Fundamental-Anos Finais, Ensino Médio, Ensino Técnico e Ensino Superior. Foram selecionados cem trabalhos.

“É um momento importante, um encontro de todos os níveis da educação, um momento ímpar, onde as escolas de Joinville mostram o trabalho desenvolvido em ciência e tecnologia. Além de prestigiar e incentivar aqueles alunos que se dedicam a estas áreas, é uma forma de estimular para que outros se interessem”, explicou o secretário de Educação de Joinville, Roque Mattei.

O prefeito Udo Döhler enalteceu a educação de Joinville. “Estamos bem em todos os níveis, e isso é graças ao empenho dos nossos professores e alunos. Isso nos orgulha muito. Eventos com este fomentam e despertam o interesse, porque cientista não tem idade”, disse.

Neste ano, 86 trabalhos concorrem ao o 2º Prêmio de Inovação de Joinville. Cada equipe terá cinco minutos para se apresentar. Além dos impactos econômico, ambiental e social, serão avaliados os critérios de clareza, inovação e aplicabilidade. Estão concorrendo três trabalhos nas categorias: alunos de cursos técnicos (ensino médio), de graduação e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), e projetos em desenvolvimento ou em execução por micros e pequenas, médias e grandes empresas.

As empresas selecionadas no 2º Prêmio de Inovação de Joinville poderão usar o “Selo Empresa Inovadora de Joinville” em seu site, materiais de identidade visual e publicações de qualquer natureza, pelo período de um ano. Para os acadêmicos em primeiro lugar, o prêmio é a possibilidade de iniciar seu negócio em alguma incubadora de Joinville.

The post Feira destaca trabalhos inovadores de Joinville appeared first on Economia SC.