19 jul 2013

Estudo aponta grau de satisfação dos associados da CDL e do Sincomércio

201306-estrutura-01Um estudo elaborado pela Uni Júnior (Consultoria e Gestão Empresarial) da Univali mostra que 69% dos associados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Camboriú e 65% dos associados do Sincomércio local estão satisfeitos ou totalmente satisfeitos com os serviços prestados pelas duas entidades. A pesquisa de marketing mediu o grau de satisfação dos associados em relação aos serviços prestados e os eventos promovidos pela Câmara de Dirigentes Lojistas e pelo Sindicato do Comércio bem como as necessidades do comércio varejista quanto a novos serviços que poderiam ser disponibilizados pela entidade.

Conforme o secretário executivo da CDL, Helder Vieira, o resultado do estudo vai servir para nortear as novas ações da CDL e do Sincomércio de Balneário Camboriú. Hélder Vieira explica que, para sustentar a análise, os pesquisadores consideraram como base teórica discutir sobre a importância das entidades no atual mercado globalizado e compreender a atuação da CDL e do Sincomércio de Balneário Camboriú, bem como ressaltar a importância do setor de serviços para a promoção do desenvolvimento econômico da sociedade.

A pesquisa também apontou que para 30% dos entrevistados a marca CDL representa tradição. Já a marca Sincomércio, para 27% dos entrevistados, corresponde à representatividade junto aos poderes públicos e privado. Entre os desafios que a CDL tem para o futuro, a pesquisa apontou a necessidade da entidade auxiliar os associados a desenvolver e acessar ferramentas digitais e eletrônicas; oferecer consultoria jurídica gratuita na área trabalhista; consultoria referente ao Código de Defesa do Consumidor; desenvolver pesquisas de mercado para auxiliar os associados na tomada de decisões e ampliar a promoção de programas de qualificação em vendas.

A CDL de Balneário Camboriú foi criada em 1977 com foco na parceria e na defesa do empresariado do município, contribuído para o fortalecimento do comércio varejista. O comércio local tem hoje cerca de 3,1 mil estabelecimentos varejistas em Balneário Camboriú.