06 jun 2014

Encomex incentiva empresas a exportarem

Encontro Empresarial de Comércio Exterior (Encomex) foi realizado nesta quinta. Foto: Divulgação

Competitividade e inovação foram os principais temas debatidos durante o Encontro Empresarial de Comércio Exterior (Encomex), realizado nesta quinta-feira, dia 5, em Jaraguá do Sul. “Para nós, exportar não se resume apenas à atividade econômica, e sim, envolve o trabalho e esforço dos nossos empresários, que geram produtos de qualidade capazes de competir a nível global”, declarou a secretária do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Lucia Dellagnelo. O evento contou com a presença de mais de 600 participantes.

Para o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Daniel Godinho, o principal objetivo do encontro é conscientizar e disseminar a cultura exportadora para as empresas de pequeno e médio porte. “No país, cerca de 70% das exportações são de micro, pequenas e médias empresas, número similar ao de Santa Catarina. Contudo, o Estado agrega mais valor ao seu produto, o que é uma vantagem”, revelou.

O gerente de comércio exterior, Elton Fedel, falou sobre a história da Usinagem Vale do Itajaí (Usivale). Fundada em 2001 em Rio dos Cedros, teve desde o seu princípio a intenção de se tornar referência no ramo de usinagem de precisão. Cinco anos depois, passou a fabricar conectores coaxiais e exportar para diversos países da América Latina. Em seguida, o gerente de relações institucionais da WEG, Edgar Cardoso da Silva, apresentou o histórico da empresa fundada em 1961, em Jaraguá do Sul. “Hoje temos mais de 29 mil funcionários e 50% da nossa produção é exportada”, disse. Segundo dados da Bloomberg de maio deste ano, o valor de mercado da WEG ultrapassa R$ 21 bilhões.

As oficinas abordaram as ferramentas de apoio ao exportador brasileiro, mecanismos de financiamento ao comércio exterior, inteligência comercial, logística, barreiras técnicas e fitossanitárias, pesquisa de mercado, exportação de serviços, internacionalização de empresas catarinenses, além de competitividade e inovação nas exportações.

The post Encomex incentiva empresas a exportarem appeared first on Economia SC.