04 jun 2014

Embraco fixa meta de redução no uso de energia

Projetos implementados pela Embraco em cinco países economizarão, somente em 2014, mais de 15 mil MWh/ano . Foto: Divulgação

Até o fim do ano, o plano ambiental de metas da catarinense Embraco, líder mundial no segmento de compressores herméticos para refrigeração, é economizar 15 mil MWh/ano – energia suficiente para abastecer 218 milresidências/ano. Os projetos foram implementados em cinco países onde a empresa tem unidades. No Brasil, os resultados já estão sendo sentidos. A substituição do conjunto de luminárias de um escritório com interruptores individuais gerou uma conomia de 65% na energia elétrica usada para iluminar o ambiente.

Outra ação no processo produtivo, com o reparo dos vazamentos no circuito de ar comprimido, representou uma economia de 20% na energia elétrica utilizada. A redução já ocorreu somente com a identificação do vazamento no circuito de ar comprimido. Na Itália, um projeto de aquecimento de água por energia solar do novo refeitório e dos vestiários da fábrica deve gerar uma economia de mais de 15 MWh/ano.

No total, as ações devem representar uma economia de mais de 15 mil MWh somente em 2014 – o que equivale ao ​consumo de 218 mil residências ao ano. “Sempre trabalhamos para melhorar processos e economizar energia. Mas temos uma meta de, até 2016, consumir 12% menos energia elétrica do que o volume consumido em 2013. Percebemos que isso somente seria possível se deixássemos que cada localidade desenvolvesse e implementasse projetos dentro da sua realidade, que é bem distinta entre um país e outro”, explica Rosane Buttgen, gerente corporativa de segurança, saúde e meio ambiente.

Na fábrica de compressores de Joinville, a solução adotada como piloto em uma área administrativa, foi a troca de 25 conjuntos de luminárias e lâmpadas fluorescentes convencionais por um conjunto de luminária de alto índice de reflexão e lâmpadas fluorescentes com interruptores individuais. A sala, em que antes havia um único interruptor que acendia todas as lâmpadas ao mesmo tempo, agora tem sua iluminação controlada pelas 16 pessoas que trabalham no local. O resultado foi uma economia de 65% no consumo de energia elétrica do ambiente. A ação será replicada para toda a área administrativa da fábrica ao longo deste ano.

No processo produtivo, uma das dificuldades era detectar vazamentos no circuito de ar comprimido – usado nas máquinas de manufatura para o transporte de peças. Esse sistema é abastecido por um compressor de grande porte. Os vazamentos no circuito pneumático sobrecarregam o compressor, o que resulta em um maior consumo de energia. Para evitar o desperdício, a fábrica de Joinville está reparando vazamentos nos locais onde há escape de ar. O projeto já economizou aproximadamente 5% do total do consumo de energia elétrica no circuito de ar comprimido. “Ao fim do processo, previsto para agosto deste ano, a ação – que ainda inclui manutenções constantes nos compressores – representará uma economia de 871,2 MWh/ano por ano, suficientes para abastecer aproximadamente 480 domicílios brasileiros pelo mesmo período”, comenta Emerson Zappone, diretor de Operações da Embraco no Brasil.

Na Itália, a construção de um novo refeitório na fábrica localizada em Riva Presso Chieri abriu a possibilidade da empresa trocar o sistema de aquecimento de água que antes era feito por caldeiras elétricas por um sistema de aquecimento solar. Para isso, a equipe italiana optou pela instalação de um sistema de aquecimento com térmico com um alto grau de cobertura (mais de 60% ​​das necessidades anuais de energia da fábrica), com cerca de 50 m2 de superfície absorvente (placas solares). São cerca de 18 mil litros de água aquecida por dia, usados para preparar 300 refeições dia no restaurante da fábrica.

“Nosso próximo passo será levar o aquecimento solar para os vestiários, onde estimamos um potencial de economia de energia de 15 MWh e um retorno sobre o investimento feito no projeto em 19 meses – com o benefício fiscal italiano para investimento em eficiência energética”, conta Giuseppe Daresta, diretor de Operações da Embraco na Itália.

A Embraco é líder mundial no mercado de compressores herméticos para refrigeração – o principal responsável pela produção do frio em um sistema de refrigeração. Com atuação global e capacidade de produção anual de 37 milhões de unidades, a Embraco oferece soluções que se diferenciam pela inovação e pelo baixo consumo de energia. Seus mais de 11.500 funcionários trabalham nas fábricas e escritórios localizados no Brasil, China, Itália, Eslováquia, México, Estados Unidos e Rússia.

The post Embraco fixa meta de redução no uso de energia appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br