31 out 2014

Elevação da taxa de juros prepara terreno para aumento dos preços administrados

Para a Fecomércio, a decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) de elevar a taxa de juros para 11,25% indica que o cenário inflacionário do país é preocupante e necessita de atenção. Entretanto, a resposta dos preços ao aumento da taxa de juros está se dando de maneira muita lenta. Em contrapartida, a queda no volume de vendas do comércio e nos níveis de produção da indústria já foi fortemente atingido.

A entidade considera que a elevação de 0,25 pontos percentuais prepara o terreno para um aumento dos preços administrados, como a gasolina e a energia, que atualmente encontram-se defasados. O reajuste trará pressões inflacionárias adicionais e mais pressões para a elevação dos juros, aprofundando seus efeitos negativos sobre o setor produtivo, ao onerar os investimentos e dificultar ainda mais a saída do país do patamar de baixo crescimento.

Diante deste quadro, a Fecomércio SC acredita que outras medidas, como fortes investimentos na infraestrutura energética e petrolífera do país, somadas a um verdadeiro ajuste fiscal e a uma subsequente reforma tributária e trabalhista, seriam muito mais efetivos para combater ambos os problemas: baixo crescimento e inflação.