12 jul 2019

Diretoria da CDL conhece programa Novos Caminhos

Como o comércio pode ajudar a gerar oportunidades para adolescentes inseridos em programas sociais e de escolarização? A assistente social e coordenadora do Programa Novos Caminhos do Tribunal de Justiça de Santa Catarina para a região de Itajaí, Francilene Laureano Moreira Krzisch, e a presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB (subseção de Balneário Camboriú), Patrícia Nicodemus Valenzuela, participaram da última reunião de diretoria da CDL para falar sobre o assunto e aproximar a entidade do programa.

O Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do TJ, juntamente com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Atualmente, também integram o Programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OABSC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG).

O objetivo é desenvolver as potencialidades e contribuir para a construção da autonomia dos adolescentes com idade acima de 14 anos, que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento, a fim de proporcionar-lhes a perspectiva de uma vida adulta com qualidade e dignidade. Ao ingressarem no Novos Caminhos, os jovens são acompanhados individualmente e encaminhados a programas de escolarização, profissionalização e atividades complementares.

Os cursos de formação são ofertados pelo Sistema FIESC, por meio do Serviço Social da Indústria de Santa Catarina (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e pela Fecomércio, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Após concluírem os módulos de capacitação, os jovens são encaminhados, ao seu tempo, ao mundo do trabalho. Para que esse processo ocorra de forma adequada e segura, o Programa também prevê a sensibilização e a orientação da comunidade empresarial, convidando-os a fazer parte da ação. Na reunião com a diretoria da CDL, a ideia foi trazer o assunto para o debate e sensibilizar o comércio local para ser um futuro empregador destes jovens.