12 jul 2019

5 lições de Michael Phelps que podem te ajudar a ser bem-sucedido

A Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, consagrou a carreira bem-sucedida do nadador americano Michael Phelps. Ao longo dos mais de 20 anos em que se dedicou às piscinas, conquistou 28 medalhas (23 ouros, três pratas e dois bronzes) e 37 recordes mundiais. Nada mal, não? Aquele menino, que aos 11 anos nadava para liberar energia, se tornou um mito não apenas do esporte, mas da humanidade. O sucesso não veio, porém, de graça. “Treinei 365 dias por ano para a Olimpíada. A maioria das pessoas não faz isso. Mas são essas coisas que nos fazem ter sucesso”, contou o nadador em evento da XP Investimentos neste sábado.

 

Veja as lições de Phelps e seu treinador, Bob Bowman, para ter sucesso na carreira e na vida:

 

1) Não pare de estudar, aprender, treinar e evoluir

Michael Phelps se orgulha em dizer que, por seis anos seguidos, treinou praticamente todos os dias – sim, 365 dias no ano. Parece absurdo para nós, reles mortais, mas para quem quer vencer uma Olimpíada e bater recordes (leia-se: fazer coisas que outros seres humanos nunca fizeram), a dedicação é prioridade número 1.

 

2) Tenha ajuda de profissionais 

Por toda a sua carreira, Michael Phelps contou com o apoio e a instrução técnica/profissional de Bob Bowman, ex-treinador da seleção americana de natação e responsável por colocá-lo no pódio. Se não fosse a orientação, a motivação e também os puxões de orelha de Bowman, o nadador poderia não ter desenvolvido todo o seu potencial. Bowman chegou a escrever um livro com base em sua experiência: “As regras de ouro – Dez segredos para se tornar um campeão na vida e nos negócios”, Editora Benvirá.

 

3) Trace metas

Desde o início de sua trajetória nas piscinas, Bob Bowman ensinou Phelps a traçar metas, algo que lhe dava uma razão para ir treinar. “Quando ele tinha apenas 11 anos, pedi a ele que escrevesse em um pedaço de papel, no topo da página, qual era a meta, o sonho, da vida dele com a natação. E ele escreveu que queria ganhar uma medalha de ouro em uma Olimpíada. Logo rabiscou e escreveu no lugar que queria competir em uma Olimpíada porque achou a primeira ambiciosa demais”, conta seu treinador.

 

4) Preparação para as adversidades

Assim como em finanças sempre ouvimos falar que devemos nos preparar para as surpresas mantendo uma grana separada para emergências, no esporte e na carreira, se preparar para quando algo dá errado é essencial para não perder o foco, o rumo e até tudo que se conquistou até ali. Phelps conta uma história muito emblemática sobre como treinou tanto para situações adversas que, mesmo quando “ficou cego” em uma das competições mais importantes de sua vida, bateu recorde.

 

5) Saiba o momento certo de parar ou desistir

Não é porque a cartilha diz que é o momento de largar as chuteiras ou desistir de um desejo, que você deve fazer sucumbir. Phelps chegou a anunciar sua aposentadoria em 2012, após sua participação na Olimpíada de Londres, mas voltou atrás e continuou nadando até 2016. Portanto, cada um sabe o momento que “deu”, que chegou no seu limite ou que não vê mais sentido no que faz, ou ainda se dá para insistir um pouco mais. Autoconhecimento — seja na carreira ou nas finanças — é algo muito importante.