06 jun 2014

Dilma dá verbas para hospital de Biguaçu e BR-282

Governador Raimundo Colombo se encontrou com a presidente Dilma Rousseff, em Brasília, no dia 15 de maio. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR/ Divulgação

O tão esperado Hospital Regional de Biguaçu, que iniciou suas obras em 2010 e que foram interditadas em 2011 pela Vigilância Sanitária, deve ser inaugurado em setembro deste ano. A previsão deve se confirmar com a vinda da presidenta Dilma Rousseff nesta sexta-feira, dia 6, a Florianópolis, onde assina às 11h30min, no centro de convenções CentroSul, o termo de compromisso de convênio para aquisição de equipamentos para o hospital.

Dilma saiu de Brasília às 9h, cumpre agenda em Florianópolis até às 15h, quando segue para Porto Alegre, onde à noite participa da convenção estadual do Pt/RS. As visitas oficiais programadas para Concórdia e Laguna foram canceladas devido à previsão de tempo instável nesta sexta-feira.

Acompanhada do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, Dilma anuncia investimentos em infraestrutura e saúde no Estado e participa da formatura de dois mil alunos da rede estadual que se formam no Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

Serão conveniados R$ 4,9 milhões para a compra de equipamentos para o Hospital Regional de Biguaçu, construído no bairro Vendaval. O supervisor da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Luís Carlos Casarin, informou nesta quinta-feira, dia 5, que atendimento será 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Santa Catarina é hoje, ao lado de Sergipe, os dois únicos Estados que têm todas as regiões do Estado com planos de ação publicados e pagos, dentro das redes Cegonha e das redes de urgência e emergência. O anúncio de hoje é um avanço muito importante porque representa um avanço do ponto de vista, não só da assistência à saúde, mas também do ponto de vista das ferramentas de gestão”, disse Casarin.

O hospital terá 110 leitos e, além do serviço clínico e de pronto atendimento, contará com centro cirúrgico. A previsão é de que a unidade seja entregue em setembro e, com a compra de equipamentos, segundo Casarin, terá capacidade para 680 internações, 240 cirurgias e 2.500 consultas em pronto-socorro por mês. O número de exames deve superar a marca de 9 mil por mês, em diferentes especialidades.

Obras na BR-282

A inclusão no orçamento do PAC das obras da travessia urbana da BR-282, em Xanxerê, é o outro anúncio a ser feito pela presidente Dilma Rousseff. De acordo com o superintendente regional do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) em SC, Vissilar Pretto. “Essa é uma obra muito importante para a agroindústria da região Oeste e para transporte até os portos. A inclusão no PAC será garantia de uma obra com início, meio e fim. As ações prioritárias do governo federal estão incluídas no PAC e, com isso, têm garantia dos recursos para execução dos trabalhos”, afirmou.

O valor total da obra é de R$ 39 milhões e prevê 14 quilômetros de estrada, sendo oito quilômetros de via duplicada. A obra começou em abril e tem previsão de ser concluída até o final de 2014. Até agora foram realizados 10% dos trabalhos.

Pronatec

Ainda no CentroSul, às 13h15, Dilma e Colombo participam da formatura de 2 mil alunos de 37 cidades catarinenses no Pronatec.

O programa ofereceu cursos gratuitos de qualificação profissional e garantiu auxílio para o transporte e lanche durante o período de duração das aulas. Em Santa Catarina, os cursos foram oferecidos pelas instituições Senai, Senat, Senac, Senar, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Instituto Federal Catarinense (IFC).

Entre os cursos mais procurados estão o de auxiliar administrativo, operador de computador, montador e reparador de computador, pedreiro, costureira, eletricista, vendedor, manicure e pedicure, mecânico de máquina de costura e recepcionista. A carga horária varia de 160h/aula a 350h/aula e podem participar alunos com idade partir de 16 anos. Para fazer a matrícula, o aluno pode procurar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os postos de atendimento do Sistema Nacional de Empregos (Sine/SC).

Em 2012, foram 20 mil inscritos em 245 municípios catarinenses, o que exigiu R$ 32 milhões de investimentos do governo federal em 237 diferentes cursos. Em 2013, foram 36,9 mil matriculados em 284 municípios do Estado, com investimento de R$ 59 milhões em 270 cursos diferentes. Para 2014, estão previstas 97 mil vagas até o fim do ano em 270 diferentes modalidades de cursos. No total, 286 municípios do Estado aderiram ao programa.

Em Santa Catarina, o programa é resultado da parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) e o governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Ministério do Trabalho.

The post Dilma dá verbas para hospital de Biguaçu e BR-282 appeared first on Economia SC.