03 jul 2014

Dilma anuncia 3ª etapa do Minha Casa, Minha Vida

Minha-casa-minha-vida-Dilma

Dilma anuncia terceira etapa do Minha Casa, Minha Vida. Foto: Marcelo Camargo / ABr/Divulgação

A presidenta Dilma Rousseff lançou nesta quinta-feira, dia 3, a terceira etapa do Programa Minha Casa, Minha Vida, que tem por meta a contratação, a partir de 2015, de 3 milhões de novas unidades habitacionais. O lançamento estava previsto para junho, segundo anúncio feito após a presidenta se encontrar com representantes da construção civil e ministros ligados à área.

A cerimônia ocorreu durante entrega simultânea de mais de 5 mil moradias da segunda etapa do programa, que terá a presença de Dilma e de ministros em 11 cidades. Ao todo, foram entregues 5.460 casas em sete estados. A presidenta entregou, às 9h30, unidades habitacionais no Residencial Paranoá Parque, a 20 quilômetros do centro de Brasília.

Segundo Dilma, na primeira etapa do programa foram construídas 1 milhão de moradias e, na segunda etapa, que está em vigor, a meta é chegar a 2,75 milhões de casas até o fim deste ano. A terceira etapa do programa seguirá a mesma metodologia das anteriores, segundo a presidenta Dilma, com consulta às empresas, movimentos sociais e estados.

Em Joinville, 320 famílias participaram da solenidade, realizada no Jardim Paraíso. A Caixa Econômica Federal (CEF) e a Secretaria de Habitação de Joinville entregaram as chaves para os contemplados com apartamentos no Conjunto Residencial Engenheira Rubia Kaiser A. O empreendimento foi construído por meio do Programa Minha Casa Minha Vida.

Em Joinville, prestigiaram o evento o prefeito Udo Döhler, a ministra da Secretaria de Direito Humanos Ideli Salvatti, o superintendente da CEF Wilson Zarpelon e o secretário de Habitação Joaquim Alves dos Santos. “Estamos felizes pelas famílias que vão receber suas chaves. Aqui, trabalhamos muito para oferecer para a população mais sofrida uma vida melhor”, comentou Udo Döhler, adiantando que virão novos e grandes empreendimentos pelas frente.

A ministra Ideli Salvati disse que, em Santa Catarina, 83 mil famílias já se beneficiaram com o programa. E, logo em seguida, entregou, simbolicamente, as chaves para Anice Lopes e Gabriel de Carvalho, casal deficiente visual contemplado no sorteio de apartamentos para deficientes.

Conjunto Residencial Engenheira Rubia Kaiser A

Nesta primeira etapa, foram entregues 320 apartamentos. O residencial é composto por 20 blocos, com quatro apartamentos por andar, e conta com vagas de garagem, dois salões de festas com churrasqueira, dois quiosques, dois parquinhos para crianças, praças e espaço para convivência.

Cada apartamento teve um custo de, aproximadamente, R$ 56 mil, e as famílias vão pagar durante 10 anos uma prestação mínima de R$ 25,00 mensais. O Residencial se denomina Rubia Kaiser em homenagem a uma jovem engenheira, sendo que o terreno onde foram construídos os blocos pertencia à família dela.

Além de Joinville, as outras cidades que participaram do evento, também com ministros, foram: Curitiba – Henrique Paim (Educação); Duque de Caxias (RJ) – Gilberto Occhi (Cidades); Santo André (SP) – Miriam Belchior (Planejamento, Orçamento e Gestão); Belford Roxo (RJ) – Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome); Betim (MG) – Clelio Campolina (Ciência, Tecnologia e Inovação); São Vicente (SP) – Arthur Chioro (Saúde); Governador Valadares (MG) – Eleonora Meiecucci (Secretaria de Políticas para as Mulheres); Juazeiro do Norte (CE) – Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário); e Jequié (BA) – César Borges (Secretaria de Portos).

O Minha Casa, Minha Vida financia moradias para famílias com renda até R$ 5 mil por mês. As condições de financiamento variam de acordo com a renda familiar. Para famílias com renda mensal até R$ 1.600 a prestação é 5% da renda. Para famílias que ganham até R$ 3.275, o programa dá um subsídio que pode chegar a R$ 25 mil. Para as famílias com ganhos mensais entre R$ 3.275 e R$ 5 mil, o benefício é uma taxa de juros mais baixa do que a dos financiamentos imobiliários tradicionais.

The post Dilma anuncia 3ª etapa do Minha Casa, Minha Vida appeared first on Economia SC.