20 maio 2014

Demanda das empresas por crédito cresce em abril

De acordo com o Serasa, busca empresarial por crédito aumentou 4,8%. Foto: Divulgação

A busca empresarial por crédito aumentou 4,8% entre março e abril. Os dados são do Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito. No entanto, na comparação com abril do ano passado, houve queda de 0,3% na demanda das empresas por crédito. Já no acumulado do primeiro quadrimestre deste ano, houve alta de 2,6% na procura por crédito pelas empresas frente aos primeiros quatro meses do ano passado.

A alta da procura das empresas por crédito em abril foi mais intensa nas micro e pequenas empresas que a expandiram em 5,3%. Já nas médias empresas houve, pelo contrário, queda de 0,8% na busca por crédito em abril. Nas grandes empresas o quadro foi de estabilidade.

No acumulado do primeiro quadrimestre, as grandes empresas lideram a alta da demanda empresarial por crédito com expansão de 10,4% frente ao acumulado de janeiro a abril do ano passado. Nas micro e pequenas empresas o crescimento neste mesmo período foi de 2,8% e nas médias empresas houve recuo de 2,6% na procura por crédito no acumulado dos primeiros quatro meses de 2014.

O maior avanço da procura empresarial por crédito em abril ocorreu no setor de serviços com alta mensal de 8,1% frente a março. Na Indústria o crescimento mensal foi de 3,0% ao passo que no setor comercial o avanço foi de 2,4% em abril.

No acumulado dos primeiros quatro meses de 2014, a indústria liderou, com alta de 10,8%, o crescimento da demanda empresarial por crédito. Já o setor de serviços também exibiu crescimento, porém em menor escala (4,8%). Apenas o setor comercial acusou recuo na demanda por crédito (-1,3%) neste primeiro quadrimestre de 2014 frente ao mesmo período do ano passado.

Análise por região

A demanda empresarial por crédito cresceu em todas regiões do país, exceto no Centro-Oeste, onde houve queda de 6,8%. No Sudeste e no Nordeste, as altas mensais foram de 6,9% e 6,7%, respectivamente. No Sul o crescimento foi de 4,% e no Norte de 3,6%.

The post Demanda das empresas por crédito cresce em abril appeared first on Economia SC.