07 jul 2014

Cresce transporte de gases industriais no Sul

Gás de xisto

Principal destino do gás produzido na região Sul é o Polo Naval de Rio Grande (RS). Foto: Divulgação

O mercado de gases industriais e medicinais cresceu 14% na região Sul no primeiro trimestre de 2014 em comparação com o mesmo período do ano passado. Os números são da Ritmo Logística, empresa especializada em soluções para transporte e logística que atua com operações desse segmento nos três estados estudados.

O crescimento foi motivado principalmente pelo aumento da demanda por CO2 (dióxido de carbono), que atende às indústrias metal-mecânica e de bebidas. O principal destino do gás produzido na região foi o Polo Naval de Rio Grande (RS), que atualmente é responsável pela construção de plataformas e cascos utilizados na exploração de petróleo no pré-sal. Outro produto com aumento de demanda foi o nitrogênio, utilizado por indústrias químicas e de alimentos.

Para se adequar a esse crescimento, a Ritmo Logística investiu no treinamento de motoristas, na aquisição de novos veículos especializados e na gestão de indicadores de qualidade e segurança para os gases transportados. “Além de ampliar a frota de veículos desde o final do ano passado, treinamos nossos motoristas para aprimorar a condução dos veículos e aumentar a produtividade”, explica Luiz Alcantara, presidente da companhia.

Os veículos também são equipados com câmeras de ré e sistema de telemetria interligado a câmeras de vídeo com capacidade para filmar qualquer anomalia na condução, garantindo a aderência aos indicadores de qualidade e segurança.

Todos os ativos da Ritmo Logística são adaptados para as especificidades técnicas exigidas para cada tipo de gás transportado, como tanques com refrigeração especial ou sistemas eletrônicos para carga e descarga. Para atender esse segmento, a empresa dispõe de 103 veículos, entre cavalos mecânicos e caminhões dos tipos Toco (eixo único) e Truck (eixo duplo).

A Ritmo logística nasceu da união das áreas de transporte rodoviário da América Latina logística (ALL), maior empresa de logística com base ferroviária da América Latina, e da Ouro Verde, uma das líderes em soluções logísticas integradas e terceirização de frotas da América do Sul. A Ritmo tem cerca de mil colaboradores e aproximadamente 40 unidades de negócio no Brasil e Argentina. Está presente nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil, além das cidades argentinas de Buenos Aires e Tucumán.

The post Cresce transporte de gases industriais no Sul appeared first on Economia SC.