30 maio 2014

André Serpa, do Google, fala aos empresários de SC

André Serpa, do Google, participa de almoço-debate do Lide SC. Foto: José Luiz Somensi/Divulgação

Giovana Kindlein

As ferramentas do Google, a maior empresa do mundo e também a marca mais valiosa do planeta, segundo o ranking BrandZ Top100, divulgado na semana passada pela empresa de pesquisa de mercado Millward Brown, foram apresentadas em Florianópolis por André Serpa, profissional do Google para novos negócios e vendas da América Latina. “As empresas catarinenses já são bem-sucedidas, queremos ajudar vocês a darem o próximo passo”, disse em sua apresentação, no almoço-debate promovido pelo Lide SC, no auditório do CentroSul .

O Google obteve a liderança devido às inovações recentes, como o Google Glass, e ao avanço no mercado mobile. “As pessoas querem conteúdo. As pessoas querem informação. E, às vezes, elas não encontram essas informações nas redes sociais”, afirmou durante a palestra “Estratégias de marketing para um mundo multi-telas e conectado”.

São cerca de 5 milhões de buscas por dia no mundo. Hoje, no Brasil, um usuário faz cerca de oito buscas ao dia. No país já são 85 milhões de smartphones. “Os brasileiros são um dos povos que mais passa tempo na internet”. Segundo Serpa, o brasileiro passa mais tempo na internet do que em todas as outras mídias juntas. “É fundamental considerar como eu vou atingir esse público na internet também”, salientou.

Hoje, Santa Catarina é um dos estados mais conectados do Brasil e, a capital, Florianópolis já é a quinta cidade mais conectada do país. “O catarinense já está conectado. Minha mãe mora em Garopaba e lá tem conectividade como se eu estivesse em São Paulo”, exemplificou.

Luiz Ferla, presidente do DOT Digital Group, holding de 10 empresas digitais, e também diretor do Lide Mundo Digital e Educação, observou que “Não existem pesquisas recentes, mas as últimas dizem que Santa Catarina tem 60% das pessoas com conexão e em Florianópolis são mais de 70%”. Segundo ele, tudo o que nós fizermos usando o meio digital, encurtando as distâncias, dando informações e publicidade digital tem um grande público.

Serpa defendeu e propôs o uso das ferramentas do Google pelas empresas de Santa Catarina. “Eu acredito muito no modelo de parcerias, em ter empresas com expertise com a gente. treina essas agências certificadas pelo Google localmente.

Redes sociais

Hoje, cerca de 100 milhões de brasileiros acessam a internet. “As redes sociais são, na verdade, a porta de entrada dos brasileiros nesse mundo digital”, destaca. Segundo Ferla, as redes sociais possibilitam aos brasileiros terem mais familiaridade com a comunicação digital e, depois disso, usar outras ferramentas, como o Google.

Uma das empresas da DOT, a Talk2, agência de comunicação especializada em estratégias digitais para clientes de vários segmentos, especialmente da área institucional, investiu R$ 4 milhões no Google. É hoje a empresa de Santa Catarina que mais investe no Google.

Para o presidente do Lide SC, Wilfredo Gomes, o uso da tecnologia é surpreendente e avassalador. “A gente vê a conectividade, a capacidade de mobilização através do mundo digital. É um evento importante para nós”.

Durante o evento, os participantes responderam a uma pesquisa sobre investimento no mundo digital pela internet. “Faz parte da sua estratégia futura investir no mundo digital?” e “Como você pretende investir no mundo digital?” foram os questionamentos. A grande maioria dos respondentes, com 91,7%, disseram que sim, pretendem investir no mundo digital, e não, 8,3%. Quanto à segunda pergunta, a maioria das respostas foi 66,7% disseram que pretendem investir em sites e/ou perfis em redes sociais.

The post André Serpa, do Google, fala aos empresários de SC appeared first on Economia SC.