09 jun 2014

Alimentos puxam alta no custo de vida na Capital

dinheiro - notas 50 e 100

Maio registrou alta de 0,43%, resultado foi semelhante aos de março e abril. Foto: Divulgação

O Índice de Custo de Vida na Capital em maio fechou com alta 0,43%. Mais uma vez, o resultado foi influenciado principalmente pelo aumento no grupo Alimentação (0,56%): a Alimentação fora do Domicílio registrou alta de 1,77%, e grupo Alimentação no Domicílio (que teve variação de 0,52%), foi impactado pelos aumentos dos Produtos Industrializados (0,85%) e de Elaboração Primária (0,74%), apesar de nova redução nos Produtos In Natura (-1,19%). O resultado repetiu os meses anteriores, de março (0,63%) e abril (0,70%), que também registraram aumentos consideráveis no preço dos alimentos.

Produtos Não Alimentares (0,17%) e Serviços Públicos (0,11%) também aumentaram seus preços. Apenas o grupo Outros Serviços não teve variação. Em maio, o aumento foi 0,07 ponto percentual inferior ao apurado no mês anterior – o índice em abril foi de 0,50%. Com o resultado, a alta nos primeiros cinco meses do ano chega a 3,14%, e o acumulado dos últimos doze meses atingiu 6,59%. Em comparação com maio de 2013 (que registrou 0,17%), houve aumento de 0,26 ponto percentual.

Os números foram calculados pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e divulgados pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), por meio de convênio firmado entre as instituições em 2007.

Os dados para o índice do mês foram coletados entre 29 de abril e 30 de maio de 2014. Confira o relatório mensal e a série histórica do IPC na página do Custo de Vida, no portal da Udesc Esag.

O Índice de Preços ao Consumidor (Custo de Vida) de Florianópolis é calculado desde 1968 pela Udesc Esag, em trabalho coordenado pelo administrador Hercílio Fernandes Neto, egresso da instituição. Reflete a variação de preços incidentes sobre os orçamentos das famílias da Capital, com base na comparação de preços de 319 itens. A relevância de cada produto para o cálculo do índice foi definida por meio de uma pesquisa de orçamento familiar, também realizada pela Udesc Esag.

The post Alimentos puxam alta no custo de vida na Capital appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br