23 jan 2015

Vendas de material de construção caem 6,6%

Dezembro apresentou queda de 0,5 % em relação a dezembro do ano passado e o ano de 2014 fechou com queda de 6,6% em relação a 2013. Foto: Divulgação

Dezembro apresentou queda de 0,5 % em relação a dezembro do ano passado e o ano de 2014 fechou com queda de 6,6% em relação a 2013. Foto: Divulgação

O faturamento total das vendas dos materiais de construção apresentou em dezembro queda de 0,5% em relação a dezembro de 2013 no mercado interno. De acordo com a Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Material de Construção, na comparação com novembro deste ano apresentou queda de 7,6%. O resultado acumulado no ano de 2014 apresentou queda de 6,6% em relação ao ano de 2013.

O nível de emprego na indústria de materiais de construção, no mês de dezembro, apresentou crescimento de 0,9% em relação a dezembro do ano passado. Na comparação com o mês de novembro deste ano apresentou queda de 2,8%. No mês de dezembro, os resultados das vendas da indústria de materiais de acabamento apresentaram quedas menores que nas vendas dos materiais básicos na comparação com novembro e no acumulado do ano.

Na comparação com dezembro de 2013 o resultado dos materiais de acabamento apresentou ligeiro crescimento enquanto o dos materiais básicos apresentou queda. Na variação de nível de emprego, as indústrias de materiais básicos apresentaram crescimento em relação a dezembro do ano passado enquanto as de materiais de acabamento apresentaram queda e na comparação com novembro, ambas apresentaram queda, que foi maior na indústria de materiais básicos.

O resultado das vendas de materiais de construção no ano de 2014 ficou próximo da última previsão, que apontava para uma queda de 7%, lembrando que houve várias revisões durante o ano. Para o ano de 2015 as previsões apontam que o resultado deverá apresentar um crescimento de 1% em relação a 2014. Essa expectativa está apoiada na manutenção dos atuais incentivos do Governo ao setor, assim como a expansão dos investimentos no Programa Minha Casa Minha Vida, na melhoria do nível de atividade das construtoras, na manutenção dos programas de emprego e renda e na política de câmbio mais realista, que dificulta importações e favorece as exportações.

BÁSICOS:

O faturamento deflacionado das vendas internas dos materiais básicos apresentou, neste mês de dezembro, queda de 8% em relação a novembro. Na comparação com dezembro do ano passado, apresentou queda de 1,2%. O resultado acumulado no ano de 2014 apresentou queda de 8,2% na comparação com 2013.

Neste mês de dezembro, o nível de emprego nas indústrias de materiais básicos apresentou crescimento de 4,5% na comparação com dezembro do ano passado. Na comparação com novembro deste ano apresentou queda de 3,4%.

ACABAMENTO:

Neste mês de dezembro, o faturamento deflacionado das vendas internas dos materiais de acabamento apresentou queda de 6,5% na comparação com o mês de novembro. Na comparação com o mês de dezembro do ano passado, apresentou crescimento de 0,2%. O resultado acumulado de 2014 apresentou queda de 4,1% em relação a 2013.

O nível de emprego na indústria de materiais de acabamento apresentou, neste mês de dezembro, queda de 4,5% em relação a dezembro do ano passado. Na comparação com novembro deste ano apresentou queda de 1,8%.

ANÁLISE ANUAL:

O resultado das vendas internas deflacionadas de materiais de construção no ano de 2014 apresentou queda de 6,6% em relação ao resultado de 2013. Para 2015, a previsão aponta para um crescimento de 1,0 % em relação a 2014.

The post Vendas de material de construção caem 6,6% appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br