
Turistas de mercados emergentes devem movimentar o setor de varejo em 2015, diz relatório. Foto: Divulgação
O turismo internacional deve crescer além das expectativas e impulsionar o varejo, apesar de continuar a enfrentar desafios geopolíticos e econômicos. É o que aponta o relatório “Global Powers of Retailing 2015”, da Deloitte, realizado em conjunto com a Stores Media. O estudo deste ano explora as tendências inovadoras no varejo, as previsões para 2015, bem como as estratégias que as empresas estão utilizando para abordar as mudanças disruptivas que impactam o setor.
O estudo indica, ainda, que as classes médias de mercados emergentes estão em expansão e, como consequência, estão viajando para outros países e devem impulsionar as vendas do varejo. Em 2015, os varejistas esperam atender a cada vez mais viajantes que tenham poder aquisitivo para compras, em especial, os turistas de mercados emergentes.
As 250 maiores varejistas globais geraram receitas de US$ 4,4 trilhões no ano fiscal de 2013 (de junho de 2013 a junho de 2014 – último período fiscal a permitir comparação direta entre os números das redes avaliadas), com uma média de mais de US$ 17,4 bilhões por empresa. O crescimento da receita dos maiores varejistas, que começou a declinar em 2011, continuou a diminuir no ano fiscal de 2013.
De acordo com o relatório, o crescimento médio da receita foi de 4,1% (no ano fiscal 2012, havia sido de 4,9%). De toda a forma, quase 80% das empresas participantes (199 companhias) apresentaram aumento das receitas durante o período avaliado.
“A desaceleração da economia global em 2014 deixou muitos consumidores com maior restrição financeira e as vendas do varejo sob pressão. Assim, a prosperidade do setor de varejo global em 2015 vai depender muito da estabilidade econômica de algumas das maiores economias. A China, a zona do Euro, bem como algumas economias emergentes importantes tiveram um ano particularmente difícil em 2014. Comparativamente, a economia americana e a britânica continuam fortes, com indicadores que apontam a chance de um crescimento robusto em 2015 e, possivelmente, nos anos seguintes”, afirma Ira Kalish, economista-chefe global da Deloitte.
The post Turismo internacional deve impulsionar o varejo appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br