29 out 2014

Toyota apresenta carro movido a hidrogênio

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O FCV possui dois tanques de hidrogênio com autonomia para rodar 700 km sem necessidade de reabastecimento. Foto: Toyota/Divulgação

A Toyota apresenta o tema “O melhor da tecnologia japonesa no Brasil” no 28º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que acontece de 30 de outubro a 9 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP). Com este conceito, o estande com cerca de 2.100 m2, expõe sua visão de mobilidade para o futuro.

O destaque do estande é o FCV, primeiro veículo do mundo movido a hidrogênio a ser produzido em escala comercial, com lançamento marcado para o início de 2015 nos mercados japonês e norte-americano.

Os 750 mil visitantes esperados no Salão do Automóvel poderão conhecer o modelo, que faz sua primeira aparição na América Latina.Os primeiros a serem contemplados com a novidade serão os consumidores do Japão e, logo em seguida, dos Estados Unidos.

O FCV possui um motor elétrico, uma bateria, dois tanques de hidrogênio de alta pressão, com capacidade máxima de 70 mpa, um conversor elevador de tensão, uma central de comando e a célula combustível a hidrogênio – uma estação localizada no centro do assoalho do veículo. É dentro desta estação que ocorre a reação química para colocar o FCV em movimento.

O veículo capta o oxigênio da atmosfera através de sua entrada de ar frontal e o leva até esta estação, para onde o hidrogênio contido nos dois tanques também é direcionado. Dentro dela, a célula combustível divide o hidrogênio em duas moléculas, gerando uma carga elétrica.

Ao mesmo tempo, o oxigênio se une às células de hidrogênio, formando água. A energia elétrica é direcionada ao conversor, que alimenta o motor do FCV, e a água é expelida pela válvula de escape. O motor também é alimentado diretamente pela bateria, recarregada por energia cinética gerada pela desaceleração e frenagem do automóvel.

Além disso, o modelo possui dois tanques de hidrogênio com autonomia para rodar 700 km sem necessidade de reabastecimento, e atinge velocidade máxima de 170 km/h.

A partida a frio, uma das grandes preocupações para viabilizar a nova tecnologia, pode ser feita a – 40ºC. Antes de ser produzido em larga escala, o FCV foi testado em severas condições climáticas, no norte do Canadá e do Japão.

Além das diversas atrações estáticas, a Toyota também preparou uma série de atividades interativas e inéditas para o evento. Em uma dessas atividades, os fãs da tecnologia híbrida e aqueles que têm curiosidade sobre o assunto poderão dirigir o Prius dentro do estande da marca, com o auxílio de um simulador operado por um dinamômetro.

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Via: economiasc.com.br